23042024Ter
AtualizadoSeg, 22 Abr 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Falha na edição do RNA e progressão do melanoma

Pesquisadores do MD Anderson Cancer Center demonstraram que falhas no processo conhecido como edição de RNA conduzem ao crescimento do melanoma e à progressão da doença. Os resultados do estudo foram publicados na Nature Cell Biology.

Embora a literatura já descreva a edição do RNA com papel-chave na regulação dos fatores de transcrição, proteínas que se transformam em instruções genéticas dentro e fora da célula, o papel dos microRNAs no crescimento de tumores e metástases de melanoma não era bem compreendido. Agora, os pesquisadores do MD Anderson apresentaram evidências de que a proteína CREB regula a enzima ADAR1, envolvida na edição de RNA. "A baixa expressão de CREB regula negativamente a enzima ADAR1, promovendo o crescimento de tumores e metástases de melanoma", disse Bar-Eli. "Quando descobrimos que CREB regula negativamente ADAR1, olhamos com mais atenção para a perda de expressão desta enzima e compreendemos como ela contribui para a disseminação do câncer. Observamos que a re-expressão de ADAR1 resultou na supressão do crescimento de melanoma e das metástases in vivo”, acrescentou o pesquisador.

A equipe de Bar-Eli identificou três micro-RNAs envolvidos na edição do melanoma, um deles presente em linhagens celulares altamente metastáticas, o miR-455-5p.O tipo selvagem de miR-455-5p aumenta o crescimento do melanoma e o desenvolvimento de metástases in vivo. Esses resultados demonstram um papel para a edição de RNA na progressão do melanoma, o que representa mais um avanço importante para compreender os mecanismos biológicos que contribuem para a disseminação tumoral.

Referências
Reduced adenosine-to-inosine miR-455-5p editing promotes melanoma growth and metastasis
Einav Shoshan, Aaron K. Mobley, Russell R. Braeuer, Takafumi Kamiya, Li Huang, Mayra E. Vasquez, Ahmad Salameh,Ho Jeong Lee, Sun Jin Kim, Cristina Ivan, Guermarie Velazquez-Torres, Ka Ming Nip, Kelsey Zhu, Denise Brooks, Steven J. M. Jones, Inanc Birol, Maribel Mosqueda, Yu-ye Wen, Agda Karina Eterovic, Anil K. Sood, Patrick Hwu, Jeffrey E. Gershenwald, A. Gordon Robertson, George A. Calin, Gal Markel et al.

http://www.nature.com/ncb/journal/vaop/ncurrent/full/ncb3110.html


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519