15042024Seg
AtualizadoSex, 12 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Consenso europeu enfoca impacto financeiro do câncer para pacientes e familiares

FARMACOECONOMIA NET OK 2A perda de rendimentos e as despesas correntes são causas importantes de dificuldades financeiras em muitos pacientes com câncer, mesmo em países de rendimento elevado. Artigo de Schlander et al. no Lancet Oncology detalha o esforço europeu para definir recomendações de consenso sobre o impacto socioeconômico do câncer para pacientes e seus familiares, em análise que busca estabelecer um quadro conceitual, taxonomia e orientações para a pesquisa.

Métodos e terminologias heterogêneos e a falta de um quadro teórico coerente dificultam a expansão das pesquisas para compreender o real impacto socioeconômico do câncer para o paciente, com consequências de longo alcance que vão além dos pacientes e chegam também a familiares, incluindo cuidadores e dependentes.

Para resolver essas carências, um grupo de trabalho iniciado pela Organisation of European Cancer Institutes (OECI) produziu 25 recomendações, incluindo uma definição abrangente do impacto socioeconômico do câncer na perspectiva dos pacientes e seus familiares. A declaração de consenso do grupo de trabalho da OECI destaca orientações para pesquisas futuras. “Além dos estudos descritivos sobre a dimensão do problema, devem ser explorados os preditores de vulnerabilidade e a gravidade individual”, destacam os autores.

Para a OECI, as recomendações fornecem um ponto de referência para o desenvolvimento e validação de instrumentos destinados a medir os efeitos mais amplos do câncer na realidade socioeconômica dos pacientes, em diferentes cenários, além de auxiliar na construção de um quadro conceitual e de taxonomia.

Referência: Published:April, 2024DOI:https://doi.org/10.1016/S1470-2045(23)00636-8

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519