19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Câncer colorretal, obesidade e risco de segundo câncer

Colorretal_OK.jpgSobreviventes de câncer colorretal com sobrepeso ou obesos antes do diagnóstico têm um risco significativamente maior de ser diagnosticados com um segundo tipo de câncer relacionado à obesidade, em comparação com os sobreviventes da doença que apresentam peso normal ao diagnóstico. 

É o que mostra estudo publicado pelo JCO que correlaciona o índice de massa corporal e o risco de um segundo câncer associado à obesidade entre sobreviventes de câncer colorretal.
 
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Evânius Wiermann, o estudo reforça orientações já existentes. “Hoje temos dados suficientes para entender que a obesidade, principalmente relacionada com a síndrome metabólica, aumenta a incidência de alguns tumores”, afirma.  
 
O estudo traz uma análise prospectiva e considerou dados de 11.598 sobreviventes de câncer intestinal; Nessa amostra, examinou certos tipos de câncer relacionados à obesidade, incluindo câncer de mama pós-menopausa, rim, pâncreas, adenocarcinoma de esôfago e de endométrio.
 
As conclusões mostram que no grupo com sobrepeso, o risco de um segundo câncer foi 39% maior, alcançando 47% de risco entre os que apresentavam obesidade ao diagnóstico.
 
Segundo o especialista, uma dieta mais orientalizada, com mais grãos integrais, menos carboidratos, proteína vermelha e gordura, também contribui para menor chance de recidiva desse câncer depois de ocorrido. “Não só vai reduzir a chance de um segundo tumor mas também de uma recidiva clara em relação ao tumor que já se tem. Na verdade temos mais dados relacionando à dieta com a recidiva da doença do que com a doença primária”, diz.
 
A pesquisa foi liderada por Todd M. Gibson, do Saint Jude Children's Research Hospital, em Memphis.
 
Referência: Body Mass Index and Risk of Second Obesity-Associated Cancers After Colorectal Cancer: A Pooled Analysis of Prospective Cohort Studies
 
http://jco.ascopubs.org/content/early/2014/09/29/JCO.2014.56.8444


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519