29022024Qui
AtualizadoQua, 28 Fev 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Biomarcadores inflamatórios e prognóstico no câncer de mama

luis carlos lopes juniorEstudo de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo relatado na Nutrition and Cancer buscou avaliar a associação entre a razão neutrófilo-linfócito (NLR) e a razão plaqueta-linfócito (PLR) com fatores sociodemográficos, clínicos, antropométricos e de qualidade de vida de mulheres hospitalizadas com câncer de mama não metastático. “Nosso estudo revelou alto risco para as participantes com valores médios elevados de NLR e PLR, indicando baixa atividade antitumoral e pior prognóstico”, analisam. O trabalho tem como autor sênior o pesquisador Luís Carlos Lopes-Júnior (foto), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Oncologia – GEPONC.

Biomarcadores de células sanguíneas, como NLR e PLR, têm sido recentemente utilizados como marcadores prognósticos em tumores. Neste estudo observacional transversal, realizado em um centro de referência no tratamento oncológico no Sudeste do Brasil, foram incluídas mulheres ≥ 18 anos de idade com diagnóstico histopatológico de câncer de mama em estádio I, II ou III, em qualquer fase do tratamento antineoplásico.

Os autores identificaram alto risco para as participantes com valores médios elevados de NLR e PLR, indicando baixa atividade antitumoral e pior prognóstico. O modelo de regressão logística binária mostrou que houve associação significativa do marcador NLR e estado civil (OR = 3,1; IC95% = 1,06-8,57; p = 0,03) e descrevem tendência para maior chance de PLR aumentada em mulheres de etnia negra (OR = 4,13; IC95% = 0,96-17,70; p = 0,05). Entretanto, os marcadores inflamatórios (NLR e PLR) não apresentaram associação significativa com fatores nutricionais.

NLR e PLR são biomarcadores inflamatórios que podem ser facilmente obtidos e medidos na prática clínica.

Além de atuar a frente do GEPONC, Luís Carlos Lopes-Júnior é professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O trabalho tem a participação de Roberto Júnior Gomes Silva, que assina como primeiro autor, com coautoria de Wesley Rocha Grippa, Raphael Manhães Pessanha, Oscar Geovanny Enriquez-Martinez e Luiz Cláudio Barreto Silva Neto, todos da UFES.

Referência: Roberto Júnio Gomes Silva, Wesley Rocha Grippa, Raphael Manhães Pessanha, Oscar Geovanny Enriquez-Martinez, Luiz Cláudio Barreto Silva Neto & Luís Carlos Lopes-Júnior (2024) Neutrophil/Lymphocyte Ratio and Platelet/Lymphocyte Ratio and Their Relationship with Nutritional Status and Quality of Life of Hospitalized Women with Breast Cancer, Nutrition and Cancer, 76:3, 296-304, DOI: 10.1080/01635581.2024.2304689

Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519