19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudo confirma alta prevalência do HPV no norte brasileiro

CarlosGil_crop_original_NET_OK.jpgA prevalência da infecção por HVP no norte do Brasil é acima da média mundial, principalmente as variantes associadas com o desenvolvimento do câncer de colo do útero (HPV16 e HPV18). A conclusão é do estudo realizado por pesquisadores brasileiros durante o rastreio para o câncer cervical do projeto Juruti, no Norte paraense. 

A investigação tem a participação do oncologista do INCA, Carlos Gil Moreira Ferreira (Prevalence of human papillomavirus infection and phylogenetic analysis of HPV-16 E6 variants among infected women from Northern Brazil).

A principal causa do câncer do colo do útero no mundo é a infecção pelo papilomavírus humano, especialmente por HPV-16 e HPV-18, associados com o desenvolvimento de transformação maligna do epitélio. Assim, a prevalência do HPV tem sido relacionada a um risco aumentado de desenvolvimento de lesão intra-epitelial cervical.

Com o objetivo de descrever a prevalência do DNA-HPV e as variantes entre uma população do Norte do Brasil, 146 mulheres foram selecionadas para teste de HPV molecular durante o inquérito epidemiológico e as variantes HPV-16 e 18 foram determinadas por sequenciação.

Resultados

Quarenta e duas amostras foram consideradas positivas de HPV (29,4%). Nenhuma apresentou resultados anormais de citologia. A prevalência do HPV variou entre os diferentes grupos etários (Z (U) = 14,62, p = <0,0001) e HPVs de alto risco foram mais frequentes entre as idades mais jovens. O tipo mais prevalente foi o HPV-16 (14%)

O estudo reforça a importância de prover acompanhamento contínuo às mulheres com citologia normal e um teste molecular positivo para HPV de alto risco, a fim de verificar a persistência da infecção e promover o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e seus precursores.

Referência: http://www.infectagentscancer.com/content/pdf/1750-9378-9-25.pdf


 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519