29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Disseminação metastática do câncer de mama é maior durante o sono

mulher dormindoA metástase do câncer ocorre pela disseminação hematogênica de células tumorais circulantes (CTCs). Estudo de Diamantopoulo et al. publicado na Nature demonstra um padrão surpreendente e inesperado da dinâmica de geração de CTCs em pacientes com câncer de mama e em modelos animais (camundongos), destacando que a disseminação de CTCs com alta propensão à metástases não ocorre continuamente, mas está concentrada na fase de repouso, durante o sono.

“Sistemicamente, descobrimos que os principais hormônios do ritmo circadiano, como melatonina, testosterona e glicocorticoides ditam a dinâmica de geração de CTCs e, como consequência, a insulina promove diretamente a proliferação de células tumorais in vivo, mas de maneira dependente do tempo. Assim, a geração espontânea de CTCs com alta propensão à metástase não ocorre continuamente, mas está concentrada na fase de repouso do indivíduo afetado, fornecendo um novo racional baseado no tempo para compreender a disseminação tumoral”, descrevem os autores.

Nesta análise, pesquisadores do Hospital Universitário Basel e da Universidade de Basel, na Suíça, coletaram duas amostras diárias de sangue de 30 pacientes com câncer de mama. A primeira foi tirada às 4h00, durante a fase de repouso, e a segunda às 10h00, durante a fase ativa. Do total de CTCs, 78% foram retiradas de amostras em fase de repouso. Os resultados foram validados em modelos com camundongos, que repetiram o padrão de CTCs com maior propensão à disseminação metastática durante o sono.

Referência: Diamantopoulou, Z., Castro-Giner, F., Schwab, F.D. et al. The metastatic spread of breast cancer accelerates during sleep. Nature 607, 156–162 (2022). https://doi.org/10.1038/s41586-022-04875-y

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519