19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Cobimetinib apresenta resultados em melanoma

Melanoma_2_OK.jpgUma droga experimental da Roche, Cobimetinib, demonstrou ganhos de sobrevida em pacientes com melanoma metastático, em tratamento combinado com a droga-alvo Vemufafenib (Zelboraf®, da Roche), em pacientes com mutação BRAF. 

A agência de notícias Reuters repercutiu os primeiros resultados do estudo de fase III, que a partir de agora serão apresentados para aprovação das agências reguladoras.

Forte tendência no tratamento do melanoma avançado, os esquemas de combinação têm demonstrado resultados superiores na comparação com monoterapia e inauguram um novo paradigma no tratamento da doença metastática. “O futuro mostra que os coquetéis de drogas vão cada vez mais fazer parte da prática dos oncologistas, para bloquear o câncer em várias frentes”, diz o oncologista Antonio Carlos Buzaid, diretor-geral do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes, em São Paulo, uma das grandes autoridades brasileiras no tratamento do melanoma.

Resultados

O estudo clínico duplo-cego de fase III coBRIM, que avaliou a segurança e a eficácia do agente Cobimetinibe, envolveu 495 pacientes com melanoma irressecável, sem tratamento prévio. Os pacientes foram randomizados em dois braços para receber a combinação de Cobimetinibe e Zelboraf ou o tratamento com Zelboraf isoladamente. Os resultados da análise favoreceram o braço da combinação.

A Roche divulgou os resultados preliminares desse ensaio clínico e os dados do coBRIM devem embasar agora o pedido de aprovação do novo agente junto às agências reguladoras de todo o mundo. O objetivo primário do coBRIM foi a sobrevida livre de progressão. Os desfechos secundários da investigação incluem sobrevida global, taxa de resposta objetiva e duração da resposta, assim como segurança, farmacocinética e qualidade de vida.

A pesquisa e o desenvolvimento do Cobimetinibe tiveram a colaboração da Exelixis Inc, empresa de biotecnologia com sede na Califórnia, Estados Unidos, parceira do grupo Genentech/Roche. Michael M. Morrissey, presidente da Exelixis, disse que os dados finais serão conhecidos no final do ano. "Estamos ansiosos para a apresentação completa dos dados e nossa expectativa é trazer brevemente esta nova opção terapêutica para pacientes com melanoma", sinalizou.

Cobimetinib é um inibidor seletivo, que bloqueia a atividade de MEK, em um percurso que é chave na via de sinalização de diversos tipos de câncer, incluindo o melanoma, em que a mutação de um dos seus componentes (BRAF) está presente em cerca de 50% dos tumores. Os tumores com mutações BRAF podem desenvolver resistência e, posteriormente, progredir após o tratamento com um inibidor de BRAF. Cobimetinib pode ter papel importante para esse grupo de pacientes, atrasando o aparecimento de tumores resistentes. Além da associação com vemurafenib no melanoma, o agente também está em estudo em esquemas de combinação em vários tipos de tumores, incluindo câncer de pulmão e câncer colorretal.

O melanoma atinge globalmente mais de 232 mil novas pessoas a cada ano. Vale lembrar que esta 50ª ASCO apresentou resultados do trametinib, o inibidor de MEK da GSK já aprovado nos Estados Unidos e utilizado na combinação com o inibidor de BRAF dabrafenib, também da GSK. Nesse contexto, existe espaço para a Roche e que diferenciais a empresa espera apresentar para disputar esse nicho? “O melanoma metastático é o câncer de pele mais agressivo e letal com poucas opções terapêuticas até poucos anos atrás. Com o melhor entendimento da biologia molecular deste câncer, tem sido possível desenvolver terapias-alvo focadas nas alterações moleculares que os pacientes apresentam. Tanto as terapias-alvo combinadas (comboterapias) quanto as imunoterapias significam arsenal terapêutico importante para a tomada de decisão médica e acreditamos que estes novos tratamentos devam ficar disponíveis, também no Brasil, em breve”, diz Lenio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil.


 


 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519