19052022Qui
AtualizadoQua, 18 Maio 2022 11pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Meta-análise discute estratégias de eHealth no câncer de mama

Os cuidados de suporte usando intervenções eletrônicas em saúde (eHealth) têm o potencial de fornecer suporte remoto e melhorar os resultados de pacientes com câncer de mama. É o que mostram os resultados de revisão sistemática com meta-análise que avaliou a eficácia das intervenções de eHealth nos resultados relatados pelo paciente (qualidade de vida [QOL], eficácia pessoal e saúde mental ou física) durante e após o tratamento do câncer de mama.

Nove bancos de dados foram pesquisados usando uma estratégia de busca pré-especificada. Foram incluídas intervenções de eHealth direcionadas para pacientes adultas, durante ou após o tratamento ativo do câncer de mama, medindo a qualidade de vida, a eficácia pessoal e os resultados de saúde mental (sintomas depressivos, de ansiedade e angústia) ou física (atividade física, nutrição e fadiga).

Os autores descrevem que 32 estudos foram incluídos, representando 4.790 pacientes. A maior parte das estratégias de eHealth eram de sites com vídeos, fóruns e sistemas de lembretes eletrônicos. A meta-análise revelou efeito significativo das intervenções de eHealth na QV (diferença média padronizada [SMD], 0,20 [IC 95%, 0,03 a 0,36]), eficácia pessoal (SMD, 0,45 [IC 95%, 0,24 a 0,65]), angústia (SMD, –0,41 [IC 95%, –0,63 a –0,20]) e fadiga (SMD, –0,37 [IC 95%, –0,61 a –0,13]). Vinte e cinco estudos (78,1%) mediram a experiência relatada pelo paciente. Soluções de eHealth tiveram alta aceitabilidade (n = 9), com classificações elevadas em critérios como satisfação (intervalo, 71%-100%), utilidade (intervalo, 71%-95%) e facilidade de uso (intervalo, 73%-92%).

“As intervenções de eHealth podem fornecer uma estratégia aceitável e eficaz para melhorar a qualidade de vida, angústia, eficácia pessoal e fadiga entre pacientes com câncer de mama”, concluem os autores.

Referências:

DOI: 10.1200/JCO.21.01171 Journal of Clinical Oncology

Published online May 02, 2022.


Publicidade
KITE PHARMA
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
300x250 ad onconews200519