28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

O valor da comunicação médica

consulta_medica_antes_de_viajar_NET_OK.jpgUm grupo de pesquisadores japoneses concluiu o maior estudo já realizado para identificar que efeitos a formação em comunicação têm sobre a prática dos oncologistas. O estudo foi publicado pelo Journal of Clinical Oncology (vol. 32 no. 20) e os resultados mostram que o médico que sabe comunicar notícias difíceis faz diferença na vida do paciente.

Trinta oncologistas foram aleatoriamente designados para integrar um grupo de intervenção, com oficinas para desenvolver habilidades em comunicação (GI) ou fazer parte de um grupo controle (GC). No início da investigação e durante o acompanhamento, os participantes foram avaliados quanto ao desempenho em comunicação durante consulta simulada, que também analisou a confiança na comunicação com os pacientes. Um total de 1192 pacientes também foi selecionado para participar da investigação, com taxa de resposta de 84,6%. Os pacientes atendidos pelos oncologistas participantes do estudo foram avaliados quanto a sua angústia em relação ao hospital, grau de satisfação com a consulta e grau de confiança no oncologista, além da escala de ansiedade de depressão.

Resultados

No estudo de acompanhamento, as análises mostram que os indicadores do Grupo de Intervenção foram significativamente superiores, com a percepção de benefícios em termos de apoio emocional (P = 0,011) e da criação de um ambiente de apoio (P = 0,002). A capacidade de fornecer informações adequadamente também foi melhor em comparação com o grupo controle (P = 0,001). Oncologistas do GI tiveram avaliação superior nos indicadores de autoconfiança (P = 0,001). Os pacientes que se reuniram com oncologistas do GI sofreram significativamente menos de depressão e ansiedade em relação aqueles atendidos por oncologistas do GC (P = 0,027).

Em conclusão, XXX Um programa CST com base nas preferências do paciente é eficaz tanto para oncologistas e pacientes com câncer. Oncologistas devem considerar CST como uma abordagem para melhorar suas habilidades de comunicação.

http://jco.ascopubs.org/content/32/20/2166.full

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519