29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Desafios do acesso à oncologia de precisão para pacientes com câncer

jorge reis fiho bxO patologista brasileiro Jorge Reis-Filho (foto), médico do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, é coautor de artigo publicado na Nature Medicine que discute os principais desafios para a implementação da oncologia de precisão, elencando etapas críticas para resolver os entraves e ampliar o acesso.

“Com o uso crescente de perfis genômicos para diagnóstico e orientação terapêutica em muitos tipos de tumores, a oncologia de precisão está remodelando rapidamente o tratamento do câncer. No entanto, a trajetória atual de desenvolvimento de medicamentos em oncologia resulta em um paradoxo: se os pacientes não conseguem acessar diagnósticos avançados, podemos estar desenvolvendo medicamentos que poucos pacientes terão acesso”, observam os autores.

Entre as principais medidas defendidas pelos pesquisadores está a facilitação do acesso igualitário aos testes genômicos, garantindo que os estudos clínicos forneçam evidências robustas para novos medicamentos e tecnologias, permitam que os médicos interpretem os dados genômicos e sejam capazes de informar os pacientes para a tomada de decisão compartilhada.

“Uma abordagem multissetorial para geração de evidências, avaliação de valor e prestação de cuidados de saúde é necessária para traduzir os avanços na oncologia de precisão em benefícios para pacientes com câncer em todo o mundo”, avaliam.

Referência: Mateo J, Steuten L, Aftimos P, André F, Davies M, Garralda E, Geissler J, Husereau D, Martinez-Lopez I, Normanno N, Reis-Filho JS, Stefani S, Thomas DM, Westphalen CB, Voest E. Delivering precision oncology to patients with cancer. Nat Med. 2022 Apr;28(4):658-665. doi: 10.1038/s41591-022-01717-2. Epub 2022 Apr 19. PMID: 35440717.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519