29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Biópsia de linfonodo sentinela no carcinoma espinocelular inicial de lábio e cavidade oral

leandro luongo matos 2021 bxEstudo retrospectivo incluindo sete centros brasileiros buscou avaliar a acurácia e os resultados oncológicos da biópsia do linfonodo sentinela em pacientes com carcinoma espinocelular (CEC) inicial de lábio e cavidade oral em um cenário de mundo real. Os resultados foram publicados no periódico Head & Neck, em artigo que tem Leandro Luongo de Matos (foto), professor livre docente e chefe do grupo de boca e orofaringe da disciplina de cirurgia de cabeça e pescoço da FMUSP, como primeiro autor. O cirurgião oncológico Luiz Paulo Kowalski, diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center, é o autor sênior do trabalho.

Os pesquisadores avaliaram dados de quatrocentos e sete pacientes cN0 tratados em um período de 20 anos. A taxa de metástase oculta foi de 23,1% e 22 pacientes (5,4%) apresentaram falha regional. Para 5 anos de seguimento, foram observados 85,3% de sobrevida livre de recidiva regional; 77,1% de sobrevida livre de doença; 73,7% de sobrevida global; e 86,7% de sobrevida doença-específica. A taxa de casos falso-negativos foi de 5,4%.

“A biópsia de linfonodo é segura oncologicamente, mesmo na realidade da vida real na qual diversas variáveis não são controladas como em um ensaio clínico. Nesse contexto, esse é o primeiro estudo da literatura com esse enfoque. O método pode ser considerado como a abordagem padrão do pescoço nos pacientes com CEC inicial da cavidade oral, com taxas semelhantes de falha regional, quando comparadas ao esvaziamento seletivo”, conclui Matos.

Referência: Matos LL, Capuzzo RC, Pedruzzi PAG, Farias T, de Farias JWM, Chone CT, Köhler HF, Vartanian JG, Dias FL, Couto EV, Pinto FR, Carvalho AL, Kowalski LP. Sentinel lymph node biopsy for early squamous cell carcinoma of the lip and oral cavity: Real-world experience in Brazil. Head Neck. 2022 Apr 15. doi: 10.1002/hed.27061. Epub ahead of print. PMID: 35427429.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519