29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Consenso define critérios em ensaios de câncer de pâncreas para doença ressecável ​​e borderline

felipe coimbra 2020 bxAchados de revisão sistemática e um consenso internacional de especialistas embasam a Declaração de Consenso publicada por Pijnappel et al. no Jama Oncology, com medidas obrigatórias para ensaios clínicos envolvendo pacientes com câncer de pâncreas com doença ressecável ​​e borderline (COMM-PACT-RB). Este é um artigo interessante que discute a padronização dos desfechos obrigatórios e limites nos estudos prospectivos randomizados futuros para câncer de pâncreas ressecável e borderline", analisa o cirurgião oncológico Felipe Coimbra (foto), diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do AC Camargo Cancer Center.

Nesta análise, os pesquisadores realizaram uma busca sistemática por ensaios clínicos randomizados (ECRs) em câncer de pâncreas ressecável e borderline, com sobrevida global como principal endpoint. A revisão sistemática considerou as bases da Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), PubMed e Embase. Um painel Delphi que incluiu 13 especialistas foi responsável por definir um consenso sobre fatores prognósticos e de linha de base obrigatórios e recomendados em ECRs.

Um total de 42 ECRs preencheram os critérios de inclusão, com 60 fatores basais e 19 fatores prognósticos. Pijnappel et al descrevem que, após 2 rodadas Delphi, chegou-se a um consenso com 50 fatores obrigatórios no baseline e 20 fatores prognósticos obrigatórios para ECRs futuros, com distinção entre estudos de tratamento neoadjuvante versus adjuvante.

“Os achados desta revisão sistemática e o consenso internacional de especialistas produziram esta Declaração de Consenso sobre Medidas Obrigatórias em Ensaios de Câncer de Pâncreas para Doença Ressecável ​​e Borderline (COMM-PACT-RB). Os fatores de linha de base e prognósticos que compõem as medidas obrigatórias facilitarão uma comparação melhor entre os ECRs e, eventualmente, permitirão uma prática clínica melhor para pacientes com câncer de pâncreas ressecável e limítrofe”, destacam os autores.

"Após uma análise cuidadosa dos principais estudos sobre o tema, um grupo de especialistas definiu, através de consenso, pelo método Delphi, os fatores prognósticos e principais linhas de pesquisa a serem estudadas. De fato, diante do crescente número de ensaios clínicos e translacionais em câncer de pâncreas envolvendo cirurgiões, oncologistas clínicos, biólogos, farmacêuticos, dentre outros, torna-se fundamental a organização de conceitos e perguntas de pesquisa que agilizem os resultados e estruture a comunicação entre as diversas áreas, aumentando assim a densidade de informações, facilitando a comparação de dados e a maior assertividade sobre as respostas científicas mais relevantes do momento", conclui Coimbra.

Referência: Pijnappel EN, Suurmeijer JA, Koerkamp BG, et al. Consensus Statement on Mandatory Measurements for Pancreatic Cancer Trials for Patients With Resectable or Borderline Resectable Disease (COMM-PACT-RB): A Systematic Review and Delphi Consensus Statement. JAMA Oncol. Published online April 21, 2022. doi:10.1001/jamaoncol.2022.0168

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519