25042024Qui
AtualizadoQui, 25 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Biomarcador mostra especificidade e sensibilidade no diagnóstico do câncer pancreático

casali 2020 bxEstudo que teve como objetivo validar o desempenho clínico do teste IMMray PanCan-d no diagnóstico de lesões pancreáticas por biópsia líquida de plasma. O algoritmo desenvolvido considera as marcas genéticas e a dosagem de CA19.9 e o estudo mostrou que o teste tem alta especificidade e sensibilidade na detecção do adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC) e análise dos subgrupos, inclusive nos indivíduos Lewis-nulos (le/le) que não podem expressar CA19-9, com excelente especificidade (99%) e sensibilidade (92%). “O estudo claramente mostra o momento atual da oncologia de precisão que se aproxima cada vez mais do diagnóstico precoce de lesões pancreáticas com técnicas pouco invasivas”, avalia José Claudio Casali da Rocha (foto), oncogeneticista do A.C.Camargo Cancer Center.

Nesta análise, os pesquisadores consideraram amostras de soro de 586 indivíduos, coletadas em 11 centros nos Estados Unidos e Europa. A assinatura do biomarcador IMMray PanCan-d e do ensaio CA19-9 incluiu 167 amostras de PDAC, 203 indivíduos com alto risco de PDAC familiar/hereditário e 216 controles saudáveis.

O estudo foi realizado pela Immunovia, Inc (Marlborough, MA), e a identidade da amostra foi ocultada durante toda a análise. Software personalizado de validação e algoritmos foram empregados para estabelecer valores de corte predefinidos para classificação da amostra.

O teste IMMray PanCan-d foi capaz de distinguir os estágios I e II do PDAC (n = 56) versus indivíduos de alto risco, demonstrando especificidade de 98% e sensibilidade de 85%, e distinguiu os estágios I-IV do PDAC versus indivíduos de alto risco com especificidade de 98% e sensibilidade de 87%. Identificamos amostras com um valor de CA19-9 de 2,5 U/mL ou menos como indivíduos Lewis-nulos (le/le) prováveis. A exclusão dessas 55 amostras da análise aumentou a sensibilidade do teste IMMray PanCan-d para 92% para PDAC estágios I–IV (n = 157) versus controles (n = 379), mantendo a especificidade em 99%; a sensibilidade do teste para os estágios I e II do PDAC aumentou de 85% para 89%.

Esses resultados demonstram que o teste de sangue IMMray PanCan-d pode detectar PDAC com alta especificidade (99%) e sensibilidade (92%).

“Enquanto os painéis genômicos tumorais atuais utilizam tecido tumoral e ocasionalmente plasma (por biópsia líquida) para avaliar marcas genômicas acionáveis para tratamento ou como preditores de resposta, o painel MMray PanCan-d test foi desenvolvido e testado para definir o diagnóstico precoce de PDAC”, observa Casali. “O método consiste de um algoritmo que combina a análise gênica de de marcadores por biópsia líquida de plasma com a tradicional dosagem do marcador bioquímico CA19.9. O MMray PanCan-d test foi altamente eficaz na identificação correta de PDAC e teve poucas falhas, identificando PDAC inclusive nos subgrupos com estadio inicial (estadios I e II) e com dosagem de CA19.9 baixa (<2,5)”, acrescenta.

“O painel MMray PanCan-d test tb foi comparado ao grupo controle populacional saudável e adicionalmente avaliado no subgrupo de alto risco oncogenético portadores de variantes com alto risco para PDAC. Os resultados desse estudo são promissores. Cabe agora uma validação em outras populações e um estudo de vida real com foco em prevenção e diagnóstico precoce”, conclui Casali.

O adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC) é um dos cânceres mais letais, com incidência crescente e sobrevida em 5 anos inferior a 10%. Dados epidemiológicos estimam que o PDAC se torne a segunda principal causa de mortes por câncer nos Estados Unidos até 2030, superando o câncer de cólon.

O PDAC em estágio inicial geralmente é assintomático ou com apenas sintomas inespecíficos. Assim, a maioria dos pacientes apresenta-se tardiamente em seu curso clínico com doença avançada irressecável.

A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.

Referência: Brand, Randall E. MD1; Persson, Jan MD2; Bratlie, Svein Olav MD2; Chung, Daniel C. MD3; Katona, Bryson W.4; Carrato, Alfredo MD, PhD5; Castillo, Marién PhD6; Earl, Julie PhD6; Kokkola, Arto MD7; Lucas, Aimee L. MD8; Moser, A. James MD9; DeCicco, Corinne BS10; Mellby, Linda Dexlin PhD11; King, Thomas C. MD, PhD12 Detection of Early-Stage Pancreatic Ductal Adenocarcinoma From Blood Samples: Results of a Multiplex Biomarker Signature Validation Study, Clinical and Translational Gastroenterology: March 2022 - Volume 13 - Issue 3 - p e00468, doi: 10.14309/ctg.0000000000000468


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519