20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Intervenções para fibrose radioinduzida em pacientes com câncer de mama

regiane bxRevisão sistemática com meta-análise publicada na Advances in Radiation Oncology, periódico da American Society for Radiation Oncology (ASTRO), buscou avaliar a eficácia das intervenções propostas para o tratamento da fibrose radioinduzida em pacientes com câncer de mama. Regiane Mazzarioli Pereira Nogueira (foto), fisioterapeuta do Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-UNESP), é a primeira autora do trabalho.

“A radioterapia pode afetar tecidos normais em pacientes com câncer de mama, causando efeitos adversos como fibrose. Embora existam diversas intervenções para fibrose radioinduzida, a eficácia desses procedimentos ainda não está clara”, observam os autores.

A revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados incluiu estudos que compararam qualquer intervenção para fibrose com outra intervenção, placebo ou nenhuma intervenção. Os desfechos avaliados foram fibrose, eventos adversos, qualidade de vida, adesão ao tratamento, dor e funcionalidade.

Resultados

Foram encontradas 2.501 publicações e 7 estudos foram selecionados por atenderem aos critérios de inclusão. As intervenções para fibrose foram pentoxifilina e vitamina E, extrato de semente de uva, cinesioterapia e endermoterapia. Os resultados mostraram grande heterogeneidade tanto nos protocolos de tratamento quanto nas métricas para a avaliação da fibrose radioinduzida em pacientes com câncer de mama.

As metanálises não mostraram benefício no uso de pentoxifilina e vitamina E em comparação com placebo ou nenhuma intervenção (Diferença Média Padronizada: -0,30; IC 95%, -0,79 a 0,20; P = 0,24 [evidência muito baixa]) e em comparação com placebo e vitamina E (Diferença Média Padronizada: -0,09; IC 95%, -0,66 a 0,49; P = 0,77 [evidência moderada]), respectivamente, avaliada pela escala Late Effects Normal Tissue Task Force–Subjective, Objective, Management, and Analytic (LENT-SOMA).

“As intervenções encontradas nos ensaios clínicos para o tratamento da fibrose radioinduzida em pacientes com câncer de mama foram 4: extrato de semente de uva oral, pentoxifilina com vitamina E oral, cinesioterapia e endermoterapia. O extrato de semente de uva não apresentou resultado favorável para o desfecho fibrose. A cinesioterapia e a endermoterapia foram as intervenções que apresentaram resultados favoráveis significativos para o desfecho fibrose, sem eventos adversos. Porém, as amostras foram pequenas para garantir uma boa validade externa desses protocolos. A combinação de pentoxifilina com vitamina E também apresentou resultado favorável para o desfecho fibrose, mas todos os estudos que utilizaram essa intervenção tiveram eventos adversos clinicamente relevantes e quando analisado o risco relativo, os resultados não se sustentaram, mesmo quando a meta-análise foi possível”, esclarece Regiane.

“Portanto, temos que levar em consideração que algumas intervenções apresentaram resultados favoráveis nos estudos incluídos, mas a confiabilidade da obtenção destes é baixa pois observamos 18% dos domínios avaliados nos estudos incluídos com alto risco de viés, devido ao baixo controle metodológico na randomização, mascaramento e medidas de avaliação. Essa constatação gera incerteza sobre a eficácia ou não dos achados desses estudos primários e nas metanálises”, observa.

“Sugerimos aos pesquisadores novos estudos com pentoxifilina com vitamina E, com dosagens e protocolos semelhantes aos estudos incluídos nessa revisão, para que numa futura atualização desta possamos obter uma evidência dos efeitos dessa intervenção. Recomendamos também novos protocolos com o uso da cinesioterapia e da endermoterapia, visto que foram intervenções com resultados favoráveis para o desfecho fibrose e sem eventos adversos no tratamento da fibrose radioinduzida em pacientes com câncer de mama. A cinesioterapia também obteve resultado favorável para o desfecho funcionalidade, sendo a única intervenção que apresentou dois desfechos favoráveis ao grupo de tratamento”, conclui Regiane.

Referência: Interventions for Radiation-Induced Fibrosis in Patients With Breast Cancer: Systematic Review and Meta-analyses - Regiane Mazzarioli Pereira Nogueira, MSc; Flávia Maria Ribeiro Vital, PhD; Daniel Galera Bernabé, PhD; Marcos Brasilino de Carvalho, MD; Open Access Published: February 05, 2022 DOI:https://doi.org/10.1016/j.adro.2022.100912


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519