25042024Qui
AtualizadoQui, 25 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Sarcopenia e sobrevida global no adenocarcinoma ductal pancreático

sarcopenia bxA sarcopenia é importante fator prognóstico para pacientes com câncer. Artigo de Emori et al. publicado em março no periódico Pancreatology descreve resultados de estudo que avaliou os efeitos da sarcopenia na sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG) de pacientes com adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC) submetidos a tratamento com gencitabina de primeira linha e nab-paclitaxel (GEM e nab-PTX). Os resultados reforçam evidências e mostram que sarcopenia é um indicador independente de mau prognóstico.

O estudo envolveu pacientes com PDAC irressecável tratados com quimioterapia entre abril de 2016 e maio de 2020. O índice músculo esquelético (SMI) no terceiro nível da coluna lombar (L3) foi calculado a partir de imagens de tomografia computadorizada. A análise do escore de propensão foi usada para comparar os dados de SG e SLP nos grupos sarcopenia e não sarcopenia. Análises univariadas e multivariadas foram realizadas para determinar variáveis ​​significativamente associadas ao prognóstico. 

Resultados

Dos 176 pacientes que receberam GEM e nab-PTX de primeira linha, 84 foram selecionados e divididos nos grupos de sarcopenia (N=42) e não-sarcopenia (N=42) pareados por escore de propensão. A mediana de SLP dos grupos sarcopenia e não sarcopenia foi de 5,0 e 8,0 meses, respectivamente (p = 0,004). A SG mediana foi de 10,3 e 18,1 meses, respectivamente (p = 0,001). Análises multivariadas revelaram que a sarcopenia foi um fator prognóstico independente para SLP e SG (p = 0,004, p = 0,001, respectivamente), indicando que eventos adversos severos (grau 3 ou 4) também foram significativamente maiores no grupo com sarcopenia (p = 0,008).

“A sarcopenia é um indicador independente de mau prognóstico em pacientes com PDAC tratados com GEM de primeira linha e nab-PTX”, concluem os autores.

Referência: Tomoya Emori et al. Impact of sarcopenia on prediction of progression-free survival and overall survival of patients with pancreatic ductal adenocarcinoma receiving first-line gemcitabine and nab-paclitaxel chemotherapy. Pancreatology. https://doi.org/10.1016/j.pan.2021.12.013

 

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519