20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ELCC destaca registros de câncer e biomarcadores no câncer de pulmão

pulmao 2020Mais da metade dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) avançado são submetidos a testes de biomarcadores, número que aumentou nos últimos cinco anos, como revelam dados do mundo real de um estudo espanhol selecionado no programa científico do Congresso Europeu de Câncer de Pulmão (ELCC), de 30 de março a 2 de abril de 2022.

Neste estudo, os pesquisadores avaliaram testes de biomarcadores do Registro de Tumores Torácicos, um registro de observação prospectivo patrocinado pela Fundação Spanish Lung Cancer Group (GECP), uma sociedade oncológica independente e multidisciplinar que coordena mais de 550 especialistas e 182 hospitais no território espanhol.

“A sobrevida global de pacientes com câncer de pulmão aumentou cerca de 15% na última década, principalmente porque agora temos novas opções de tratamento, incluindo terapias-alvo e inibidores de checkpoint imune. Nosso estudo analisou a taxa de testes moleculares na prática clínica do mundo real”, explica a autora sênior, Virginia Calvo de Juan, do Hospital Universitario Puerta de Hierro-Majadahonda, em Madri.

Os resultados da análise mostram que o registro espanhol de tumores torácicos incluiu dados de 9.239 pacientes diagnosticados com CPCNP estágio IV, desde 2016. Desse total, 7.467 (80,8%) eram tumores de histologia não escamosa e 1.772 (19,2%) de tumores escamosos. Os autores descrevem que o teste de biomarcadores foi realizado em 85,0% dos pacientes com tumores não escamosos versus 56,3% naqueles com tumores escamosos (p <0,001).

Quando considerados os testes de EGFR, ALK e ROS1 o registro espanhol mostra que foram realizados em 78,9%, 64,7%, 35,6%, respectivamente, em histologia não escamosa. O PDL1 foi determinado globalmente no mesmo período (46,9%), embora nos últimos 3 anos tenha superado 85%. 4.115 casos tiveram resultado positivo (44,5%) para EGFR, ALK, KRAS, BRAF, ROS1 ou PDL1.

“Os resultados mostram que o teste de biomarcadores tumorais foi realizado em 85% dos pacientes com tumores não escamosos e em 56,3% daqueles com tumores escamosos, com impacto na tomada de decisões de tratamento”, diz Virgínia. Quase metade (44,5%) dos pacientes submetidos a testes moleculares teve resultado positivo para EGFR, ALK, KRAS, BRAF, ROS1 ou PDL-1.

A análise do registro revelou ainda aumento significativo em todos os testes moleculares nos últimos anos. “A mensagem principal é que é muito importante ter um registro para coletar informações sobre o tratamento do câncer na vida real. Não podemos fazer melhor se não tivermos uma ideia clara do que acontece na prática clínica de rotina”, analisa a pesquisadora.

Para Rolf Stahel, presidente da Plataforma Europeia de Oncologia Torácica (ETOP), os registros de câncer são fundamentais para melhorar os resultados dos pacientes. “Primeiro, eles podem ser úteis para melhorar o padrão de atendimento. Em segundo lugar, os registros podem fornecer uma maneira de estudar os efeitos do tratamento em cânceres muito raros, onde há poucos pacientes para realizar ensaios randomizados”, aponta.

A ESMO colaborou com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) e outras instituições parceiras para construir um registro populacional de câncer de pulmão em países asiáticos, incluindo regiões da Malásia, Tailândia, Indonésia e Singapura. “Os resultados foram muito heterogêneos entre esses países”, observa Stahel. O especialista explica que o primeiro passo é identificar as lacunas que levam a variações no atendimento e compreender como os profissionais de saúde podem auxiliar a resolver essas questões. “Ao apoiar os registros de câncer, podemos ajudar a disseminar os avanços no tratamento em diferentes regiões para garantir que todos os pacientes possam se beneficiar”, conclui.

Este estudo está registrado na plataforma ClinicalTrials.gov: NCT02941458.

Referência: Abstract 39P ‘Determination of essential biomarkers in lung cancer: a real-world data study in Spain‘ Calvo de Juan V, Cobo Dols M, Rodriguez-Abreu D et al. will be available as ePoster as of Tuesday, 29 March 2022 at 12:00 CEST. Annals of Oncology, Volume 33 Supplement 2, April 2022

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519