19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Citorredução secundária no câncer de ovário sensível à platina tem impacto na sobrevida global

OvarioMeta-análise realizada por pesquisadores sul-coreanos avaliou o impacto da cirurgia citorredutora secundária na sobrevida de pacientes com câncer de ovário recorrente sensível à platina. Os resultados foram publicados online 21 de fevereiro no Journal of Clinical Oncology (JCO).

Quase 80% dos pacientes com câncer de ovário têm recaída e o papel da cirurgia na doença recorrente tem sido controverso, mesmo com três ensaios randomizados recentes. Nesta análise, os pesquisadores revisaram sistematicamente os estudos publicados de 1983 a 2021 nas bases da MEDLINE, EMBASE e Cochrane. Para integrar o tamanho do efeito dos estudos de braço único, a meta-análise foi realizada usando a taxa de mortalidade como endpoint primário. O efeito da citorredução completa e da citorredução ótima na sobrevida foi avaliado usando meta-regressão. A taxa de mortalidade agrupada foi apresentada com intervalo de confiança (IC) de 95%. 

Resultados

Trinta e seis estudos com 2.805 pacientes reportam taxas de mortalidade nesta meta-análise, dos 80 estudos elegíveis. Os autores descrevem que a taxa de mortalidade combinada foi de 44,2% (IC de 95%, 39,0 a 49,5), e as citorreduções completas e ótimas foram associadas a melhores resultados de sobrevida como moderadores significativos no modelo de meta-regressão (P < 0,001 e P = 0,005, respectivamente).

Embora 14 estudos estivessem localizados fora do gráfico de funil, o teste de Egger não indicou viés de publicação (P = 0,327). Uma análise de sensibilidade excluindo 14 estudos mostrou resultados semelhantes. No modelo de regressão linear com base em 57 estudos, a mediana do tempo de sobrevida global (SG) aumentou 8,97% e 7,04% quando a proporção de citorredução completa e ótima aumentou 10%, respectivamente, após o ajuste de outras variáveis.

“A cirurgia citorredutora secundária, resultando em ressecção tumoral máxima, prolonga significativamente a SG em câncer de ovário recorrente sensível à platina”, concluem os autores.

Em síntese, no modelo de meta-regressão, tanto a citorredução completa quanto a citorredução ótima foram associadas a melhores resultados de sobrevida. No modelo de regressão linear, o tempo médio de sobrevida global aumentou 8,97% e 7,04% quando a proporção de citorredução completa e ótima aumentou 10%, respectivamente.

Referência: Secondary Cytoreductive Surgery in Platinum-Sensitive Recurrent Ovarian Cancer: A Meta-Analysis - Min-Hyun Baek, MD, PhD; Eun Young Park, MS; Hyeong In Ha, MD, PhD; Sang-Yoon Park, MD, PhD; Myong Cheol Lim, MD, PhD; Christina Fotopoulou, MD, PhD; and Robert E. Bristow, MD, PhD - DOI: 10.1200/JCO.21.02085 Journal of Clinical Oncology - Published online February 21, 2022.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519