01122023Sex
AtualizadoQui, 30 Nov 2023 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Citorredução secundária no câncer de ovário sensível à platina tem impacto na sobrevida global

OvarioMeta-análise realizada por pesquisadores sul-coreanos avaliou o impacto da cirurgia citorredutora secundária na sobrevida de pacientes com câncer de ovário recorrente sensível à platina. Os resultados foram publicados online 21 de fevereiro no Journal of Clinical Oncology (JCO).

Quase 80% dos pacientes com câncer de ovário têm recaída e o papel da cirurgia na doença recorrente tem sido controverso, mesmo com três ensaios randomizados recentes. Nesta análise, os pesquisadores revisaram sistematicamente os estudos publicados de 1983 a 2021 nas bases da MEDLINE, EMBASE e Cochrane. Para integrar o tamanho do efeito dos estudos de braço único, a meta-análise foi realizada usando a taxa de mortalidade como endpoint primário. O efeito da citorredução completa e da citorredução ótima na sobrevida foi avaliado usando meta-regressão. A taxa de mortalidade agrupada foi apresentada com intervalo de confiança (IC) de 95%. 

Resultados

Trinta e seis estudos com 2.805 pacientes reportam taxas de mortalidade nesta meta-análise, dos 80 estudos elegíveis. Os autores descrevem que a taxa de mortalidade combinada foi de 44,2% (IC de 95%, 39,0 a 49,5), e as citorreduções completas e ótimas foram associadas a melhores resultados de sobrevida como moderadores significativos no modelo de meta-regressão (P < 0,001 e P = 0,005, respectivamente).

Embora 14 estudos estivessem localizados fora do gráfico de funil, o teste de Egger não indicou viés de publicação (P = 0,327). Uma análise de sensibilidade excluindo 14 estudos mostrou resultados semelhantes. No modelo de regressão linear com base em 57 estudos, a mediana do tempo de sobrevida global (SG) aumentou 8,97% e 7,04% quando a proporção de citorredução completa e ótima aumentou 10%, respectivamente, após o ajuste de outras variáveis.

“A cirurgia citorredutora secundária, resultando em ressecção tumoral máxima, prolonga significativamente a SG em câncer de ovário recorrente sensível à platina”, concluem os autores.

Em síntese, no modelo de meta-regressão, tanto a citorredução completa quanto a citorredução ótima foram associadas a melhores resultados de sobrevida. No modelo de regressão linear, o tempo médio de sobrevida global aumentou 8,97% e 7,04% quando a proporção de citorredução completa e ótima aumentou 10%, respectivamente.

Referência: Secondary Cytoreductive Surgery in Platinum-Sensitive Recurrent Ovarian Cancer: A Meta-Analysis - Min-Hyun Baek, MD, PhD; Eun Young Park, MS; Hyeong In Ha, MD, PhD; Sang-Yoon Park, MD, PhD; Myong Cheol Lim, MD, PhD; Christina Fotopoulou, MD, PhD; and Robert E. Bristow, MD, PhD - DOI: 10.1200/JCO.21.02085 Journal of Clinical Oncology - Published online February 21, 2022.


Publicidade
A.C. CAMARGO 70 ANOS
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519