18042024Qui
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Radioterapia pós-operatória moderadamente hipofracionada para câncer de mama

gustavo nader marta bxGustavo Nader Marta (foto), radio-oncologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é primeiro autor de estudo publicado no periódico The Breast que buscou avaliar as evidências disponíveis sobre os resultados após a radioterapia com hipofracionamento moderado em comparação com doses de radiação convencionais no tratamento pós-operatório de pacientes com câncer de mama.

Os autores pesquisaram as bases de dados Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE, EMBASE e LILACS até 25 de março de 2021. Foram selecionados todos os ensaios clínicos randomizados de fase 3 que compararam a radioterapia com hipofracionamento moderado com doses convencionais no tratamento pós-operatório de pacientes com câncer de mama. A revisão seguiu a Declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA).

Resultados

Oito ensaios clínicos preencheram os critérios de elegibilidade e foram o foco da análise, com 12.139 pacientes com câncer de mama randomizados para radioterapia com hipofracionamento moderado em comparação com a irradiação com esquema convencional. A meta-análise dos ensaios sobre recorrência local, recorrência locorregional, sobrevida livre de doença e sobrevida global não demonstrou diferença significativa entre os grupos. A taxa de efeitos colaterais graves foi baixa em ambos os grupos; os efeitos colaterais agudos e tardios e a cosmese foram semelhantes, com tendência a ser menor após a radioterapia com hipofracionamento moderado.

“A radioterapia moderadamente hipofracionada é tão eficaz e segura quanto os regimes convencionais de irradiação e deve ser considerada como uma opção de tratamento para a maioria, se não todos, as pacientes com câncer de mama”, concluíram os autores.

Referência: Moderately hypofractionated post-operative radiation therapy for breast cancer: Systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials - Gustavo Nader Marta; Rachel Riera; Rafael Leite Pacheco; Ana Luiza Cabrera Martimbianco; Icro Meattini; Orit Kaidar-Person; Philip Poortmans - Open Access Published: February 02, 2022 DOI:https://doi.org/10.1016/j.breast.2022.01.018

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519