23042024Ter
AtualizadoTer, 23 Abr 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

19ª EHA: Novo agente mostra atividade em LLC de alto risco

leucemia1.jpgA leucemia linfocítica crônica (LLC) é o tipo de leucemia mais comum em adultos no mundo ocidental. Resultados promissores de estudo de fase I que investiga o agente ABT-199 em pacientes com LLC foram apresentados em Milão, durante a 19ª EHA, conferência promovida pela European Hematology Association (EHA).

Muitos tipos de tumor estão associados com a rápida proliferação de células tumorais. A LLC, ao contrário, é uma doença que avança gradualmente. As células leucêmicas perdem o processo fisiológico de morte celular programada, a apoptose. O linfoma de células B-2 (LCB-2) está relacionado a alterações na maior família de proteínas BCL-2 que partilham o "BH3", elemento regulador desse processo de apoptose e que é super expresso nas células de LLC.

O agente ABT-199 é um medicamento oral concebido para mimetizar exclusivamente a ligação de "BH3" com a proteína BCL-2, daí sua designação na classe de drogas de "BH3-mimético". Os resultados preliminares apresentados em Milão por John Seymour, da Universidade de Melbourne, falam de “eficácia notável” em uma população de pacientes com doença recorrente ou refratária. O ABT-199 alcançou taxa de resposta global de 77% e taxas de remissão completa de 22% a 29%, mesmo nos subgrupos de pacientes de alto risco, com mutação p53/disfunção de IGHV) e aqueles com doença refratária à fludarabina.

Os resultados também demonstraram o controle da doença resistente, com uma sobrevida livre de progressão de 59% em 24 meses para os pacientes tratados com doses de ≥ 400 mg. A droga é desenvolvida em conjunto pela AbbVie e Genentech e está sendo analisada em diferentes estudos, como agente único ou em combinação com anticorpos monoclonais anti-CD20 e quimioterapia padrão.

Referência: ABT 199: Novel  Bcl-2 specific inhibitor updated results confirm substantial activity and durable responses in high-risk CLL (abstract S702)


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519