25042024Qui
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA aprova abemaciclibe adjuvante no câncer de mama precoce HR+, HER2-negativo com alto risco de recorrência

approved NET OKA U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou o inibidor de CDK4/6 abemaciclibe (Verzenio®, Eli Lilly) em combinação com terapia endócrina (tamoxifeno ou um inibidor de aromatase) para o tratamento adjuvante de pacientes adultos com câncer de mama precoce receptor hormonal positivo (HR+), HER2-negativo, linfonodo positivo com alto risco de recorrência, e um score Ki-67 ≥20% conforme determinado por um teste aprovado pela FDA. A decisão é baseada nos resultados do estudo monarchE. Os dados que suportam esta aprovação serão apresentados na Plenária Virtual da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) dia 14 de outubro.

O Fase III monarchE é um estudo randomizado global, aberto, de duas coortes, multicêntrico, que incluiu mulheres e homens adultos com câncer de mama precoce HR+, HER2-, ressecado, linfonodo positivo, com características clínicas e patológicas consistentes com alto risco de recorrência da doença. Um total de 5.637 pacientes foram randomizados (1: 1) para receber dois anos de abemaciclibe 150 mg duas vezes ao dia mais a terapia endócrina de escolha do médico, ou terapia endócrina padrão isolada.

Os pacientes em ambos os braços de tratamento foram instruídos a continuar a receber terapia endócrina adjuvante por até 5-10 anos, conforme recomendado pelo seu médico.

A coorte 1 incluiu pacientes com ≥4 linfonodos axilares positivos (ALN), ou 1-3 ALN positivos e doença de Grau 3 ou tamanho do tumor ≥5 cm. A coorte 2 incluiu pacientes com 1-3 ALN positivos e pontuação Ki-67 determinada centralmente de ≥20%. O endpoint primário foi a sobrevida livre de doença invasiva (IDFS) na população ITT (coortes 1 e 2). Os desfechos secundários foram IDFS em pacientes com alto escore Ki-67 (na população ITT e na população coorte 1), DRFS, sobrevida global e segurança.2,3

O endpoint primário de IDFS foi alcançado em uma análise provisória pré-especificada na população com intenção de tratar (ITT), com uma melhora estatisticamente significativa na IDFS para pacientes tratados com abemaciclibe + terapia endócrina (ET) em comparação com aqueles tratados apenas com terapia endócrina. Consistente com as diretrizes de especialistas, o IDFS foi definido como o período de tempo antes da recidiva do câncer de mama, surgimento de qualquer novo câncer ou morte.

O desfecho primário do estudo foi alcançado em toda a população incluída no estudo, e uma análise pré-especificada de IDFS também foi conduzida em pacientes com fatores clínicos e patológicos de alto risco e uma pontuação Ki-67 ≥20%. Esta análise de subgrupo (n=2.003) incluiu pacientes com ≥4 linfonodos axilares positivos (ALN), ou 1-3 ALN positivos com doença de Grau 3 e/ou tamanho do tumor ≥5 cm, e cujos tumores tinham uma pontuação Ki-67 de ≥20%. Houve também uma melhora estatisticamente significativa no IDFS para este subgrupo de pacientes que receberam abemaciclibe + terapia endócrina em comparação com aqueles que receberam terapia endócrina isolada (HR = 0,643, 95% CI: 0,475, 0,872, p = 0,0042).1,3

Esta aprovação é baseada nos resultados de eficácia de uma análise deste subgrupo com acompanhamento adicional, conduzida post-hoc. Nesta análise, abemaciclibe administrado em combinação com a terapia endócrina continuou a demonstrar benefício clinicamente significativo, com uma redução de 37% no risco de recorrência de câncer de mama ou morte em comparação com a terapia endócrina adjuvante padrão isolada para pacientes com características clínicas e patológicas de alto risco e Ki-67 ≥20% (HR: 0,626 [95% CI: 0,49-0,80]), com um benefício absoluto na taxa de eventos IDFS de 7,1% em três anos. O número de eventos IDFS no momento desta análise era 104 com abemaciclibe + terapia endócrina em comparação com 158 com terapia endócrina isolada. Os dados de sobrevida global não estavam maduros e um acompanhamento adicional está em andamento.

As reações adversas do monarchE foram consistentes com o perfil de segurança conhecido para abemaciclibe.2 A segurança e a tolerabilidade foram avaliadas em 5.591 pacientes. As reações adversas mais comuns relatadas (> 10%) no braço abemaciclibe + ET (tamoxifeno ou um inibidor da aromatase), e > 2% maior do que o braço de terapia endócrina isolada, foram diarreia, infecções, fadiga, náusea, dor de cabeça, vômito, estomatite , diminuição do apetite, tontura, erupção cutânea e alopecia.3 As anormalidades laboratoriais mais comuns (todos os graus ≥10%) foram aumento da creatinina, diminuição na contagem de leucócitos, neutrófilos, linfócitos e plaquetas, anemia, aumento de ALT e AST e hipocalemia.

Esta aprovação da FDA se baseia no corpo de evidências estabelecido para abemaciclibe, que já foi aprovado para o tratamento de certos tipos de câncer de mama HR + HER2-negativo avançado ou metastático. Simultaneamente a esta aprovação, a FDA expandiu o uso do inibidor de CDK 4/6 em todas as indicações quando administrado em combinação com terapia endócrina, para incluir homens. Abemaciclibe está disponível em comprimidos de 200 mg, 150 mg, 100 mg e 50 mg.

"O desenho e os resultados do estudo monarchE estão mudando a prática e representam o primeiro avanço no tratamento adjuvante do câncer de mama HR+, HER2-negativo em muito tempo", disse Sara Tolaney, oncologista do Dana- Farber Cancer Institute e pesquisadora do estudo. "Esta aprovação da FDA no cenário de câncer de mama precoce tem o potencial de se tornar um novo padrão de tratamento para esta população. Estamos encorajados pela redução acentuada no risco de recorrência, mesmo após o tratamento de dois anos nesses pacientes", acrescentou.

Referências: 

1 - Harbeck et al. High Ki-67 as a Biomarker for Identifying Patients with High Risk Early Breast Cancer Treated in monarchE PD2-01, SABCS 2020

2 - Johnston SRD, Harbeck N, Hegg R, et al; monarchE Committee Members and Investigators. Abemaciclib combined with endocrine therapy for the adjuvant treatment of HR+, HER2-, node-positive, high-risk, early breast cancer (monarchE) [published online ahead of print, September 20, 2020]. J Clin Oncol. doi:10.1200/JCO.20.02514.

3 - Verzenio [package insert]. Indianapolis, IN: Eli Lilly and Company.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519