20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Medicamentos representam a maior pressão de custos no tratamento do câncer

custo crescente bxO cuidado com os 15 tipos de câncer mais prevalentes nos EUA custou aproximadamente US $ 156,2 bilhões em 2018, de acordo com estudo de pesquisadores do Penn State College of Medicine. A maior despesa foi com medicamentos para câncer de mama, pulmão, linfoma e câncer colorretal, reportam os autores, em artigo no JAMA Network Open.

Neste estudo, os pesquisadores examinaram um banco de dados com estatísticas sobre 402.115 pacientes com menos de 65 anos com seguro privado nos EUA. O objetivo foi reunir dados para ajudar a entender como o dinheiro está sendo gasto no tratamento do câncer. “São informações difíceis de rastrear, principalmente porque os EUA têm diferentes maneiras de cobrir os custos de saúde, como seguro privado para pessoas com menos de 65 anos de idade e Medicare para aquelas com 65 anos ou mais”, diz Nicholas Zaorsky, professor assistente da Faculdade de Medicina e pesquisador do Penn State Cancer Institute.

O banco de dados incluiu 38,4 milhões de tipos de procedimentos para os 15 tipos de câncer mais prevalentes: mama, próstata, colorretal, câncer de pulmão, linfoma, melanoma, útero, cabeça e pescoço, bexiga, rim, tireoide, estômago, fígado, pâncreas e esôfago. A amostra incluiu 27,1 milhões de pacientes de seguros privados.

O câncer de mama foi responsável pelo maior número de atendimentos, com cerca de 10,9 milhões de atendimentos e procedimentos, seguido pelo câncer colorretal, que teve cerca de 3,9 milhões de atendimentos listados na base de dados. O câncer de mama também foi o tipo de câncer mais caro, custando um total de US $ 3,4 bilhões, seguido pelo câncer de pulmão e pelo câncer colorretal, com custos estimados em cerca de US $ 1,1 bilhão.

De acordo com os pesquisadores, os medicamentos representaram a categoria mais cara para a assistência oncológica. Cerca de US $ 4 bilhões foram gastos em medicamentos para tratar o câncer - o dobro dos US $ 2 bilhões pagos por cirurgias.

 “Esses números basicamente mostram quanto o sistema médico gasta com certos tipos de câncer em comparação com outros. Você pode perguntar se esses custos são justificados. O câncer de pâncreas, por exemplo, é um dos mais letais, mas o custo total do tratamento que dedicamos ao câncer de pâncreas é relativamente baixo em comparação com o câncer de próstata indolente”, compara Zaorsky. “É difícil dizer qual é o preço razoável de um medicamento ou serviço, mas acho que é justo entender como eles constituem a pluralidade de nossos gastos com saúde nos EUA, até para argumentar se esse dinheiro poderia ser mais bem empregado em outros serviços”, analisa.

A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.

Referência: Nicholas G. Zaorsky et al. Medical Service Use and Charges for Cancer Care in 2018 for Privately Insured Patients Younger Than 65 Years in the US. JAMA Network Open, 2021 DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.27784


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519