01122023Sex
AtualizadoSex, 01 Dez 2023 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Índice de toxicidade e adesão à terapia endócrina no CDIS

MAMA NET OKQue razões mais levam à interrupção da terapia endócrina em pacientes com carcinoma ductal in situ (CDIS) tratadas com terapia conservadora de mama? Estudo que analisou os participantes do ensaio NRG Oncology/NSABP B-35 apresenta dados reportados pelos próprios pacientes sobre toxicidade e desistência ao tratamento com anastrozol ou tamoxifeno, em artigo no Journal of Clinical Oncology.

Com o objetivo de analisar o relato de toxicidade e a tolerabilidade ao tratamento endócrino em mulheres com CDIS, os pesquisadores consideraram os dados do questionário de eventos adversos (EA) do estudo NSABP B-35 e resultados relatados pelos próprios pacientes (PRO) para explorar as razões para a interrupção do anastrozol ou do tamoxifeno.

Nesta análise, mulheres na pós-menopausa com carcinoma ductal in situ tratadas com terapia conservadora da mama foram randomizadas para anastrozol ou tamoxifeno por 5 anos. O endpoint primário foi o tempo para a descontinuação do tratamento. Os EAs foram coletados a cada 6 meses após a randomização de todos os 3.104 participantes e resumidos usando o Índice de Toxicidade (IT). Os dados do PRO foram coletados no início do tratamento e a cada 6 meses e 1.194 participantes tiveram informações disponíveis para análise. As análises univariadas e multivariadas do tempo até a descontinuação do tratamento foram realizadas usando modelos de regressão de Cox com ITs e PROs como covariáveis ​​dependentes do tempo. 

Resultados

Os autores reportam que dos 3.046 participantes analisados, 869 (28,5%) interromperam o tratamento prematuramente. Na análise multivariada, trombose e artralgia foram as razões mais associadas à descontinuação do tamoxifeno e do anastrozol; EAs adicionais associados à descontinuação variaram de acordo com o medicamento. “Além disso, a interferência da dor, ondas de calor e infelicidade foram associadas à descontinuação do tamoxifeno (n = 589; índice de concordância de 0,686 [IC 95%, 0,640 a 0,732]). Quando apenas os PROs desde o baseline foram examinados, a interferência da dor, ondas de calor e infelicidade foram associados a um menor tempo para a descontinuação do tamoxifeno; apenas ondas de calor foram associadas à descontinuação do anastrozol, relata a publicação.

Para os autores, a análise dos EAs usando o Índice de Toxicidade gerou percepções importantes sobre as razões que levam à descontinuação da terapia endócrina. “Esses achados podem ser clinicamente úteis para a identificação a priori de pacientes que terão dificuldade em tolerar um tratamento endócrino específico. Além disso, o uso do IT pode enriquecer a avaliação da tolerabilidade ao tratamento a partir de dados de ensaios clínicos realizados anteriormente”, destacam.

Referência: Toxicity Index, Patient-Reported Outcomes, and Early Discontinuation of Endocrine Therapy for Breast Cancer Risk Reduction in NRG Oncology/NSABP B-35 - N. Lynn Henry et al - DOI: 10.1200/JCO.21.00910 Journal of Clinical Oncology - Published online September 23, 2021.


Publicidade
A.C. CAMARGO 70 ANOS
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519