20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

NCCN recomenda terceira dose de vacina de mRNA contra a COVID-19 para pacientes com câncer

vacina covid bxO Comitê Consultivo de Vacinação da National Comprehensive Cancer Network® (NCCN®) atualizou as recomendações para a vacinação de pessoas com câncer contra a COVID-19, incorporando a terceira dose da vacina de mRNA. A decisão foi anunciada 30 de agosto, com base em mudanças regulatórias e dados emergentes.

A nova orientação está contemplada na quarta versão do guia de vacinação COVID-19 da NCCN, agora com dados mais recentes para pessoas imunocomprometidas. A orientação atualizada está disponível gratuitamente em NCCN.org/covid-19.

“A COVID-19 pode ser muito perigosa, especialmente para pessoas que vivem com câncer”, disse Robert W. Carlson, CEO da NCCN. “Nossa organização existe para melhorar a vida das pessoas com câncer, temos um longo histórico de recomendações que melhoram a qualidade e a longevidade. Queremos que nossos pacientes vivam a vida mais longa e melhor possível, o que significa seguir a ciência sobre vacinação e uso de máscara”, destacou.

De acordo com as recomendações da NCCN, os seguintes grupos devem ser considerados elegíveis para uma terceira dose da vacina mRNA contra COVID-19:

  • Pacientes com tumores sólidos (novos ou recorrentes) recebendo tratamento dentro de um ano da dose inicial da vacina, independentemente do tipo de terapia contra o câncer
  • Pacientes com neoplasias hematológicas ativas, independentemente de estarem ou não recebendo terapia contra o câncer
  • Qualquer pessoa que recebeu um transplante de células-tronco (SCT) ou terapia celular projetada (por exemplo, células T CAR), especialmente nos últimos dois anos
  • Quaisquer destinatários de SCT alogênico em terapia imunossupressora ou com história de doença do enxerto contra hospedeiro (GvHD), independentemente da época do transplante
  • Qualquer pessoa com uma condição imunossupressora adicional (por exemplo, HIV) ou sendo tratada com agentes imunossupressores não relacionados à sua terapia contra o câncer

A atualização destaca as recomendações de intervalo de pelo menos quatro semanas entre a segunda e a terceira doses. Os pacientes que desenvolvem COVID-19, apesar da vacinação inicial, devem esperar até que tenham documentado a eliminação do vírus antes da terceira dose.

Pessoas que vivem na mesma casa com indivíduos imunocomprometidos também devem receber uma terceira dose assim que estiver disponível, recomenda o painel. O comitê também aponta que é melhor obter o mesmo tipo de vacina das duas primeiras doses, mas uma vacina diferente de mRNA também é aceitável.

“Quando se trata da segurança das pessoas, temos que tomar todas as precauções”, disse Steve Pergam, que integra o Comitê Consultivo de Vacinação NCCN COVID-19. “Isso significa que mesmo depois de uma terceira dose da vacina, ainda recomendamos que pessoas imunocomprometidas - como aquelas em tratamento contra o câncer - continuem a ser cautelosas, usem máscaras e evitem grandes reuniões de grupo, especialmente perto de pessoas não vacinadas. Todos nós devemos fazer a nossa parte para reduzir a propagação da COVID-19 e proteger as pessoas ao nosso redor de sofrimentos evitáveis”, enfatiza.

Referência: COVID-19 Vaccination and Cancer Patients

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519