25042024Qui
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Revisão guarda-chuva analisa evidências da associação entre dieta e risco de câncer em 11 locais anatômicos

Alimenta o INCARevisão guarda-chuva de meta-análises de estudos observacionais buscou avaliar a força e a validade das evidências da associação entre a ingestão de alimentos/ nutrientes e o risco de desenvolver ou morrer de 11 tipos de câncer. O estudo foi financiado pela World Cancer Research Fund (WCRF) e publicado na Nature Communications.

Estima-se que a dieta e a nutrição podem ser responsáveis ​​por 20–25% da carga mundial de câncer. Os efeitos obesogênicos de uma dieta hipercalórica e falta de atividade física podem ser responsáveis ​​por cerca de 10-15% da carga do câncer, enquanto cerca de 5% pode ser atribuídos ao álcool e outros 5% a fatores dietéticos específicos combinados (por exemplo, carne vermelha, grãos inteiros, cálcio). “No entanto, as associações podem ser falhas devido a vieses inerentes dos estudos de epidemiologia nutricional, que têm se baseado amplamente em uma única avaliação da dieta através de questionários de frequência alimentar”, observam os autores.

Neste trabalho, os pesquisadores revisaram 860 meta-análises do Terceiro Relatório de Especialistas do WCRF para avaliar a qualidade das evidências de associações entre uma grande variedade de fatores dietéticos e risco de câncer em 11 locais anatômicos.  

Dez associações foram apoiadas por fortes evidências meta-analíticas inferidas por resultados estatisticamente significativos e nenhuma sugestão de viés.

De acordo com os resultados da atual revisão geral, há evidências sugerindo que o álcool é um importante fator de risco para vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, câncer colorretal, esôfago, cabeça e pescoço e fígado. “Os mecanismos biológicos que ligam o consumo de álcool ao câncer de mama envolveriam principalmente concentrações alteradas de estrogênio circulante e intracelular e subsequente proliferação de receptores de estrogênio (RE) nas células epiteliais mamárias18. Mais especificamente, o consumo de álcool foi associado ao aumento das concentrações circulantes de estrogênio e androgênio em estudos observacionais e RCTs, e o etanol promove a proliferação do receptor de estrogênio positivo, mas não de células de câncer de mama receptor de estrogênio negativo, levando a um aumento de 10-15 vezes na atividade transcricional de ER18”, explicam os autores.

A ingestão crônica de álcool foi ainda associada a estresse oxidativo, disbiose intestinal e hiperpermeabilidade a produtos bacterianos luminais, que podem levar ao desenvolvimento de câncer colorretal, doença hepática alcoólica e câncer de fígado.

Os autores também encontraram evidências altamente sugestivas de que a ingestão de café estava inversamente associada ao risco de carcinoma basocelular de fígado e pele. Os efeitos benéficos do consumo do café podem ser devidos às propriedades antioxidantes e antiinflamatórias de seus compostos fitoquímicos, que podem proteger contra doenças desencadeadas por processos inflamatórios como o câncer.

“Levando em consideração a inclusão de apenas estudos observacionais e as limitações dos métodos de avaliação dietética que podem distorcer as estimativas de risco, encontramos evidências fortes ou altamente sugestivas para apoiar a associação positiva do consumo de álcool e risco de câncer de cólon, reto, mama, esôfago, cabeça e pescoço e fígado; a associação inversa de cálcio, laticínios e consumo de grãos inteiros e risco de câncer colorretal; e a associação inversa de consumo de café e risco de carcinoma basocelular de fígado e pele”, resumem os autores, acrescentando que outras associações podem ser genuínas, mas permanece uma incerteza substancial.

Pesquisas futuras devem se concentrar em métodos novos e aprimorados, como por exemplo registros dietéticos repetidos baseados na web e biomarcadores do estado nutricional para medir a natureza variável do tempo da nutrição, o papel da dieta no início da vida, a avaliação dos padrões gerais de dieta, a investigação dos processos biológicos envolvidos nas associações dieta-câncer, o estudo de subtipos moleculares de câncer e resultados após o diagnóstico da doença e a interação dos padrões de dieta com o resto do exposoma (por exemplo, ambiente, comportamento, genoma, metaboloma, proteoma, epigenoma, microflora intestinal, etc.).

“Para políticas públicas de saúde, os esforços devem ser direcionados para deter os principais fatores de risco para câncer relacionados à dieta, particularmente obesidade e consumo de álcool”, concluem.

Referência: Papadimitriou, N., Markozannes, G., Kanellopoulou, A. et al. An umbrella review of the evidence associating diet and cancer risk at 11 anatomical sites. Nat Commun 12, 4579 (2021). https://doi.org/10.1038/s41467-021-24861-8

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519