24042024Qua
AtualizadoTer, 23 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Evolução da terapia neoadjuvante no câncer retal localmente avançado

juliana ominelli bxA oncologista Juliana Ominelli (foto), do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é primeira autora de estudo de revisão que discute as evidências e perspectivas do tratamento neoadjuvante em câncer retal localmente avançado. O trabalho foi publicado no periódico Clinical Colorectal Cancer.

O tratamento padrão do câncer retal localmente avançado compreende quimiorradiação neoadjuvante seguida por excisão mesorretal total. Essa estratégia fornece baixa taxa de recorrência local; porém, a recorrência à distância ainda é um problema e pode impactar nas taxas de sobrevida. “Novas abordagens no cenário neoadjuvante foram testadas para melhorar os resultados iniciais e tardios, bem como para reduzir a toxicidade e morbidade relacionadas ao tratamento”, destacam os autores.

Nesta revisão, os autores realizam um apanhado da literatura publicada até o momento sobre neoadjuvância no câncer de reto localmente avançado, incluindo métodos neoadjuvantes totais, protocolos para administração de radiação, regime de quimioterapia e esforços para adicionar novas terapias direcionadas, retirada seletiva de cirurgia ou radioterapia e perspectivas futuras.

“Nos últimos anos, há uma tendência em intensificar o tratamento de câncer de reto localmente avançado, principalmente no cenário neoadjuvante, visando maiores taxas de resposta e aumento do controle da doença à distância. Por outro lado, outras vertentes têm nos mostrado que a omissão da radioterapia e da cirurgia em pacientes selecionados podem não causar impacto nos desfechos com diminuição da toxicidade e da morbidade para os pacientes”, esclarece Juliana.  

“Com tantas novas opções, a principal questão é qual o perfil de paciente vai se beneficiar com a intensificação do tratamento e qual o paciente que só vou acrescentar toxicidade”, conclui.

Referência: Ominelli J, Valadão M, Araujo ROC, Cristina de Melo A, Araujo LH. The Evolving Field of Neoadjuvant Therapy in Locally-advanced Rectal Cancer: Evidence and Prospects. Clin Colorectal Cancer. 2021 Jul 8:S1533-0028(21)00065-7. doi: 10.1016/j.clcc.2021.06.005. Epub ahead of print. PMID: 34340916.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519