19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estimulação ovariana e câncer de mama, existe risco?

andre mattar jpgQual a associação entre o uso de medicamentos para estimulação ovariana e o risco de câncer de mama? Artigo de revisão sistemática e meta-análise mostra que não houve aumento significativo no risco de câncer de mama entre as mulheres tratadas com qualquer medicamento de estimulação ovariana, assim como não houve aumento significativo no risco de câncer de mama com o uso de citrato de clomifeno ou gonadotrofinas, isoladamente ou em combinação. A análise foi reportada por Beebeejaun et al. no periódico Fertility and Sterility uma das revistas mais conceituadas da área. “Apesar dos possíveis vieses deste tipo de estudo, esta evidência nos deixa mais confiantes sobre o real risco do desenvolvimento de câncer de mama em pacientes submetidas a tratamentos para infertilidade”, avalia o mastologista André Mattar (foto), responsável pelo Núcleo de Oncologia Clínica do Hospital Pérola Byington, em São Paulo.

Nesta revisão, os pesquisadores revisaram a literatura eletrônica disponível ​​de 1990 até janeiro de 2020. Todos os estudos de coorte relatando novas incidências de câncer de mama em mulheres inférteis usando drogas estimulantes de ovário foram incluídos. Mulheres inférteis tratadas (expostas) foram comparadas com a população geral não exposta e com mulheres inférteis não expostas como controles.

Resultados

Vinte estudos foram considerados para análise, e o nível de evidência foi considerado baixo uma vez que os estudos, por não serem randomizados, possuem grande chance de viés.  Não houve aumento significativo no risco de câncer de mama entre as mulheres tratadas com qualquer medicamento de estimulação ovariana em comparação com os controles não expostos da população em geral e com a população infértil (odds ratio combinada 1,03, intervalo de confiança de 95% 0,86 a 1,23). Além disso, a revisão não apontou aumento significativo no risco de câncer de mama com o uso de citrato de clomifeno ou gonadotrofinas, isoladamente ou em combinação.

“O estudo atual identificou que o uso de citrato de clomifeno e gonadotrofinas em mulheres inférteis não foi associado a um risco aumentado de câncer de mama”, concluem os autores.

Referência: Risk of breast cancer in women treated with ovarian stimulation drugs for infertility: a systematic review and meta-analysis - Yusuf Beebeejaun, B.Sc., M.B.B.S.; Abbeyrahmee Athithan, B.Sc.; Timothy P. Copeland, M.P.P.; Mohan S. Kamath, M.S., D.N.B; Ippokratis Sarris, D.M.; Sesh K. Sunkara, M.D. - ORIGINAL ARTICLE| VOLUME 116, ISSUE 1, P198-207, JULY 01, 2021  - DOI: https://doi.org/10.1016/j.fertnstert.2021.01.044


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519