20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Mutirão antitabagismo

no_vector_sinal_proibido_fumar_NET_OK.jpgA Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) promoverá amanhã, 28 de maio, um mutirão de atendimento gratuito à população, com testes e explicações sobre os prejuízos causados pelo cigarro. A ação acontece no Espaço Cultural Conjunto Nacional, das 8h às 16h, e conta com a colaboração de mais de 100 profissionais.

Durante a iniciativa será lançada a campanha “Escolha Viver. Apague o cigarro da sua vida”, que começa amanhã e continua através do site www.pulmonar.org.br e pela página do facebook ‘Escolha Viver’.

Entre os serviços oferecidos à população estão a Calculadora do Vício, que permitirá aos participantes calcular o valor total do dinheiro desperdiçado em cigarro desde o início de seu vício, medições do monóxido de carbono inalado e de dependência do tabaco, espirometrias para medir a função pulmonar dos participantes com sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

“Nossa expectativa é de conseguir avaliar 300 a 400 pessoas, alertando para os perigos do cigarro e da necessidade de abandonar o vício”, explica o presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Oliver Nascimento.

Mutirão antitabagismo
Data: 28 de maio de 2014
Horário: 8h às 16h
Local: Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Lei antifumo traz economia para os cofres públicos

A lei antifumo completou dia 7 de maio cinco anos no Estado de São Paulo comemorando importantes avanços no combate ao tabagismo. Somente da cidade de São Paulo, por exemplo, o consumo de tabaco foi reduzido pela metade já no primeiro ano da lei. Uma pesquisa realizada pelo IBGE e pelo o Ministério da Saúde em 2008, mostrou que mais de 24% dos trabalhadores brasileiros estavam expostos à fumaça de produtos derivados do tabaco. Com a proibição, os níveis de monóxidos de carbono foram reduzidos em 73%.

Hoje, a proibição é federal, atingindo os 191 milhões de brasileiros, entre eles os não fumantes, fumantes passivos e os 15% de fumantes da população. Esta lei, no entanto, apesar de ter sido sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2010, proibindo não apenas o fumo nos estabelecimentos, mas também as propagandas sem advertência em pontos de venda, a lei ainda não foi regulamentada. Sem a regulamentação, não há como os estados que não contam com leis próprias aplicarem multas e fiscalizações.

Um estudo feito pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), referente a 15 doenças relacionadas ao tabaco, mostrou que o problema afeta diretamente os cofres públicos. Segundo o estudo, o custo para o sistema de saúde chega a aproximadamente r$ 21 bilhões de reais. “A lei acabou beneficiando também os fumantes, pois foi observado aumento na procura por tratamento e consequente redução do fumo”, afirma Mônica Andrei, vice-diretora da aliança de controle do tabagismo (ACT). Apesar disso, o presidente da SPPT alerta que ainda falta melhorar a oferta de tratamento. “Quem quer parar de fumar nem sempre encontra opções para realizar essa tarefa árdua. Não há medicamentos para todos”, lamenta.
 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519