15052021Sáb
AtualizadoSex, 14 Maio 2021 2am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Metagenômica sugere novas associações entre bactérias, vírus e câncer

dan waitzberg 21Estudo alemão de pesquisadores da Universidade de Colônia descreve resultados de “um atlas sem precedentes das ligações de táxons bacterianos e virais com o câncer”. Os dados foram reportados no Microbiome Journal. “Além de confirmar links conhecidos ou postulados recentemente, várias novas associações entre bactérias, vírus e câncer foram identificadas em vários tipos de câncer, estabelecendo a base para estudos adicionais e validação experimental”, destaca a publicação. Dan Waitzberg (foto), professor associado do departamento de Gastroenterologia da FMUSP e Diretor científico da Bioma4me, analisa os resultados.

Este estudo considerou um grande conjunto de dados, com 3025 amostras de sequenciamento do genoma completo e, quando disponíveis, conjuntos de dados de RNA-seq correspondentes para explorar novas ligações entre vírus, bactérias e câncer.

Os conjuntos de dados foram obtidos de vários estudos do International Cancer Genome Consortium, com controles adicionais do projeto 1000 Genome. Um pipeline personalizado foi desenvolvido e validado para identificar sequências bacterianas e virais nos conjuntos analisados.

Os resultados mostram que um total de 218 táxons puderam ser identificados em tecido tumoral, em amostras de doadores normais e saudáveis. Destes, após extensa filtragem, os pesquisadores identificaram 27 táxons provavelmente ligados ao câncer, descreve o artigo.

“O mapa resultante confirma links conhecidos e expande o conhecimento atual, identificando novas associações”, reporta Sven Borchmann, do Centro de Oncologia Integrada Aachen Bonn da Universidade de Colônia. “Além disso, a detecção de certas bactérias ou vírus está associada a profundas diferenças nos fenótipos do paciente e do tumor, como idade do paciente, estágio do tumor, sobrevida e mutações somáticas em genes de câncer ou perfis de expressão de genes”, acrescenta.

Para Waitzberg, Borchman e colaboradores na Alemanha confirmaram que bactérias e vírus estão associados com câncer e apontam diferenças importantes entre fenótipos de pacientes e distintos tipos de câncer. "Já é de amplo conhecimento que infecções podem ser causa de câncer, por conta de diferentes efeitos e mecanismos microbianos, entre os quais, por exemplo, a disrupção do genoma do hospeiro e expressão do proteínas ontogênicas virais", explica. "Estes resultados reforçam estudos anteriores que apontaram associações entre diferentes microrganismos no desenvolvimento, estádio e tipo de câncer assim como em sobrevida. No entanto, associação não significa necessariamente causa e efeito, embora novas evidências venham se acumulando neste sentido. Vamos esperar que esta e outras descobertas das interações entre microbioma e câncer venham se desdobrar em melhor tratamento para pacientes oncológicos", projeta o especialista.

A íntegra do artigo está disponível, em acesso aberto.

Referência: Borchmann, S. An atlas of the tissue and blood metagenome in cancer reveals novel links between bacteria, viruses and cancer. Microbiome 9, 94 (2021). https://doi.org/10.1186/s40168-021-01039-4


Publicidade
MULHERES NA CIÊNCIA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519