19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Prevalência de distress emocional por tipo de câncer

cristiane bergerot oficial bxEstudo publicado no periódico Psycho‐Oncology buscou determinar a prevalência de distress emocional por tipo de câncer e identificar fatores correlacionados com o nível de assistência solicitada. A psico-oncologista Cristiane Bergerot (foto), do Centro de Câncer de Brasília (CETTRO), é a primeira autora do trabalho.

O distress emocional é um problema comum enfrentado por pacientes com câncer. No entanto, os pacientes que apresentam esse sintoma geralmente não procuram ajuda.

No estudo, os pesquisadores avaliaram pacientes que iniciaram tratamento no City of Hope, por meio do SupportScreen®, questionário eletrônico de screening de sintomas relacionados ao distress. Esse questionário também questiona os pacientes se eles gostariam de algum tipo de suporte para lidar com os sintomas reportados. A regressão linear foi usada para testar a associação entre distress emocional e tipo de câncer, bem como a relação entre o nível de assistência solicitada e as características dos pacientes.

Resultados

Um total de 2.421 pacientes foram incluídos nesta análise, em sua maioria mulheres (62%) com diagnóstico de câncer de mama (24%), ginecológico (16%) ou gastrointestinal (15%). Os níveis mais altos de distress emocional foram reportados por pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão, ginecológico, mama e gastrointestinal. O nível de assistência solicitada foi significativamente associado ao nível de distress (P <0,001), que foram maiores entre os pacientes com renda familiar mais baixa (p <0,001) e espanhol como idioma principal (p = 0,001).

“Os resultados do nosso estudo destacou uma associação entre o nível de assistência solicitada e o distress emocional; risco aumentado em pacientes com menor renda e língua espanhola. Estratégias de intervenção devem ser consideradas para aumentar o acesso aos serviços de apoio psicossocial”, concluíram os autores.

Referência: Bergerot, C.D., Razavi, M., Clark, K.L., Philip, E.J., Pal, S.K., Loscalzo, M. and Dale, W. (2021), Emotional problem‐related distress screening and its prevalence by cancer type: Assessment by patients’ characteristics and level of assistance requested. Psycho‐Oncology. Accepted Author Manuscript. https://doi.org/10.1002/pon.5685


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519