25042024Qui
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Bevacizumabe mostra papel em câncer de ovário

C__ncer_Ov__rio.jpgA quimioterapia com agente único é hoje o tratamento padrão no câncer de ovário resistente à platina. O estudo AURELIA, o primeiro ensaio clínico randomizado que combinou bevacizumabe à quimioterapia padrão em pacientes com doença refratária, publicou no JCO os resultados da investigação de fase III (vol. 32, nº 13).

Os pacientes elegíveis tinham progredido < 6 meses após a conclusão da terapia baseada em platina (doxorrubicina, paclitaxel ou topotecano ) e foram aleatoriamente designados para receber quimioterapia isoladamente ou associada à bevacizumabe (10 mg/kg a cada 2 semanas ou 15 mg/ kg a cada 3 semanas ) até progressão ou toxicidade inaceitável. O desfecho primário foi a sobrevivência livre de progressão (SLP) pelo critério RECIST. Os desfechos secundários incluíram a taxa de resposta objetiva (ORR), a sobrevida global (SG), a segurança e os resultados relatados pelo paciente.

Os resultados do AURELIA mostram que a mediana de SLP foi de 6,7 meses versus 3,4 meses, a favor da terapia contendo bevacizumabe (taxa de risco de 0,48 , IC de 95 % 0,38-0,60 ; P < 0,001 ). A sobrevida global também foi maior no braço que recebeu a combinação com bevacizumabe (SG mediana de 16,6 meses versus 13,3 meses, respectivamente). Entre os efeitos adversos, hipertensão e proteinúria foram mais comuns com bevacizumabe.

O artigo de Pujade - Lauraine e colegas relata os resultados do AURELIA e demonstra o papel do bevacizumabe no câncer de ovário resistente à platina. Este é o quarto estudo randomizado de fase III a investigar o uso do bevacizumabe em câncer de ovário (ICON 7/GOG 2185 e OCEANS). Assim como os demais ensaios, o AURELIA também observou um benefício estatisticamente significativa na sobrevida livre de progressão, o que sugere a consistência dos resultados. A combinação de bevacizumabe e quimioterapia avaliada pelo estudo AURELIA melhorou significativamente a taxa de resposta global (TRG) de 11,8% para 27,3% (P = 0,001), avaliada por critérios RECIST .

As diretrizes de tratamento para o uso de bevacizumabe no câncer de ovário são diferentes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o bevacizumabe não está aprovado pelo FDA para qualquer indicação em câncer de ovário. No entanto, o bevacizumabe consta das orientações do National Comprehensive Cancer Network (NCCN) como um agente aceitável em combinação com carboplatina e gencitabina em pacientes refratários ou com intolerância à platina . A agência europeia aprovou o uso de bevacizumab em combinação com carboplatina e paclitaxel , ou como agente único de manutenção para pacientes com câncer de ovário recém- diagnosticado. A falta de consenso reflete a incerteza desse cenário, onde questões importantes ainda permanecem sobre a configuração de uma terapia antiangiogênica capaz de resultar em ganhos significativos para pacientes com câncer de ovário.

Referência: http: jco.ascopubs.org

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519