20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

COVID-19 em pacientes com câncer assintomáticos em tratamento sistêmico

luiza famerp bxEstudo selecionado para o AACR Virtual Meeting: COVID-19 and Cancer buscou determinar a prevalência da infecção por COVID-19 em pacientes com tumores sólidos em tratamento sistêmico no Hospital de Base de São José do Rio Preto, São Paulo. Os resultados foram apresentados pela oncologista Luiza Fadul (foto) como mini-oral na sessão Symposium 12: Epidemiology and Registries of Covid-19 and Cancer.

Pacientes com câncer afetados pela COVID-19 têm maior risco de desenvolver complicações e piores resultados em comparação com uma população sem câncer, particularmente aqueles em tratamento sistêmico ativo. Considerando a alta transmissibilidade do COVID-19 em pacientes assintomáticos e pré-sintomáticos, os pesquisadores buscaram determinar a prevalência da infecção por COVID-19 em pacientes com tumores sólidos que estão recebendo terapia sistêmica no Hospital de Base de São José do Rio Preto, um hospital predominantemente público. Além disso, foi avaliado se o nível socioeconômico (NSE) estava associado à prevalência da doença.

Foram incluídos pacientes assintomáticos em tratamento para tumores sólidos no centro de quimioterapia e infusão do Hospital de Base. Os pacientes foram testados prospectivamente para SARS-CoV2 por PCR com swabs nasais e orofaríngeos imediatamente antes do tratamento. A pesquisa socioeconômica foi realizada antes do teste. As características demográficas e socioeconômicas foram resumidas em médias, medianas e proporcionais.

Resultados

Entre 06 a 13 de outubro de 2020, foram identificados 148 pacientes assintomáticos. Destes, 41 foram excluídos (16 tinham neoplasias hematológicas, 15 recusaram o teste, e 10 não estavam em tratamento sistêmico ativo), deixando 107 elegíveis pacientes. A mediana de idade da população avaliada foi de 58 anos (DP ± 12,6); 55% eram mulheres e 90% se autoidentificaram como brancas. Os locais de câncer mais comuns foram trato gastrointestinal (37%) e mama (25%). A maioria dos pacientes apresentava doença metastática (62,9%) e estava em tratamento antineoplásico com quimioterapia (95%).

Em relação ao nível socioeconômico, 70% da população tinha ensino fundamental ou não era alfabetizada; 88% tinham renda pessoal inferior a U$390 e 92% renda familiar inferior a U$585. Entre os 107 pacientes testados, apenas um (0,9%) foi positivo para COVID-19, um homem de 48 anos residente em zona urbana, com ensino fundamental completo e renda pessoal mensal inferior a U$ 390.

Os resultados demonstram que apesar da alta prevalência de COVID19 no Brasil, a coorte analisada demonstrou baixa prevalência da doença (0,9%) em pacientes assintomáticos com câncer. “Nossa hipótese é que os pacientes com câncer, independentemente de seu status socioeconômico, estão cientes do risco aumentado de desenvolver doença grave e são aderentes ao distanciamento físico, uso de máscaras e medidas de higiene”, observam os autores.

“Estes resultados são importantes pois demonstram que a prevalência de Covid-19 em pacientes assintomáticos em tratamento oncológico ativo é baixa, independentemente do nível socioeconômico e educacional. Esse resultado está em linha com estudos similares realizados em Nova Iorque2 e Toronto3 também demonstrando baixa positividade para Covid-19”, afirmam.

Os autores acrescentam que baseado neste e em outros estudos, realizar RT-PCR para SARS-CoV-2 em pacientes assintomáticos em tratamento para câncer não parecer ser uma estratégia custo-efetiva, particularmente em países emergentes, como é o caso do Brasil, onde os recursos de saúde são escassos. “Estudos adicionais são necessários para investigar a hipótese de que pacientes com câncer em tratamento ativo são mais aderentes às medidas higiênicas anti-Covid19 em comparação à população geral”, concluem.  

Referências:

1 - Abstract Title: Prevalence of COVID-19 in asymptomatic cancer patients on active systemic treatment in a public Brazilian hospital: the impact of socioeconomic status - Symposium 12: epidemiology and registries of covid-19 and câncer - - Luiza Fadul, Hospital de Base de São José do Rio Preto, Hospital de Base de São José do Rio Preto, Brazil

2 - Shah, M.A., et al., Clinical Screening for COVID-19 in Asymptomatic Patients With Cancer. JAMA Netw Open, 2020. 3(9): p. e2023121.

3 - Meti, N., et al., SARS-CoV-2 Testing for Asymptomatic Patients with Cancer Prior and during Treatment: A Single Centre Experience. Curr Oncol, 2021. 28(1): p. 278-282.

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519