26102021Ter
AtualizadoSeg, 25 Out 2021 12am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

AACR discute assistência oncológica a minorias

aacr disparidades bxPromovido pela American Association for Cancer Research (AACR), a Virtual 13th AACR Conference on the Science of Cancer Health Disparities in Racial/Ethnic Minorities and the Medically Underserved busca discutir as disparidades na assistência do câncer e promover a equidade no tratamento. O evento acontece entre os dias 02 e 04 de outubro.

O programa científico inclui discussões sobre inclusão em ensaios clínicos, disparidades no risco de câncer e tratamento entre a população LGBTQ, prevenção e rastreamento do câncer em adolescentes e adultos jovens, oncologia de precisão em diversas populações, toxicidade financeira para pacientes com câncer e impacto da COVID-19 em pacientes com câncer.

Entre os trabalhos, destaque para o estudo de Moray Campbell, da Ohio State University, que demonstrou que a sinalização transcricional do receptor da vitamina D, que desempenha um papel no desenvolvimento do câncer de próstata, é mais dinâmica em homens africanos do que em homens americanos europeus1.

O impacto racial também é abordado em trabalho que discute o microbioma uterino em mulheres com câncer de endométrio em estágio inicial. O estudo encontrou maior diversidade microbiana nos cânceres de endométrio de mulheres afro-americanas em comparação com mulheres brancas não hispânicas, com composição microbiana distinta nessas duas populações2.

A toxicidade financeira está em pauta, com uma análise sobre os custos relatados por participantes de ensaios clínicos em fase inicial. “A toxicidade financeira é desproporcionalmente maior entre aqueles com renda mais baixa e aqueles que viajam para mais longe. Além disso, custos médicos inesperados são mais comuns entre as minorias”, destacam os autores3.

Outros estudos que devem concentrar as atenções no evento discutem as disparidades nos testes de biomarcadores instabilidade de microssatélite/ deficiência no mismatch repair em pacientes com câncer colorretal avançado4; um survey com membros do ECOG-ACRIN Cancer Research Group para avaliar conhecimento e práticas institucionais sobre a saúde LGBTQ5; e uma avaliação sobre a influência do uso agrícola de pesticidas no risco de tumor testicular de células germinativas entre adolescentes latinos e não latinos na Califórnia6.

Referências:

1 - Epigenetic disruption of vitamin D receptor signaling in African American prostate cancer alters circadian signaling networks
Presenter: Moray Campbell, PhD, The Ohio State University

2 - Impact of race on the uterine microbiome in women with early stage endometrial cancer
Presenter: Gabrielle Hawkins, MD, University of North Carolina

3 - Patient-reported out-of-pocket costs and financial toxicity during early-phase oncology clinical trials
Presenter: Ryan Huey, MD, The University of Texas MD Anderson Cancer Center

4 - Disparities in microsatellite instability/mismatch repair biomarker testing for patients with advanced colorectal cancer
Presenter: Bryan Iorgulescu, MD, Dana-Farber Cancer Institute

5 - Survey of healthcare providers in the ECOG-ACRIN cancer research Group: Attitudes, knowledge, and practice behaviors about LGBTQ patients with cancer
Presenter: Matthew Schabath, PhD, Moffitt Cancer Center


6 - Prenatal proximity to agricultural use of endocrine-disrupting pesticides and risk of testicular germ cell tumor (TGCT) among Latino and non-Latino adolescents in California

Presenter: Scott Swartz, University of California, Berkeley, and University of California, San Francisco

Publicidade
Outubro Rosa A.C.Camargo 2021
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519