28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Fatores preditivos de recorrência no adenocarcinoma da junção esofagogástrica

flavio takeda bxEstudo de pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) avaliou o padrão de recorrência e os fatores de risco associados à recorrência em pacientes com adenocarcinoma da junção esofagogástrica submetidos à ressecção cirúrgica. Os resultados foram publicados no American Journal of Surgery, em artigo que tem como primeiro autor o cirurgião oncológico Flávio Roberto Takeda (foto).

"Nosso estudo representa um grande passo para a avaliação pré-operatória multidisciplinar dos tumores de junção esofagogástrica, reforçando ainda mais a necessidade de avaliação em conjunto", afirma Takeda.

Os pesquisadores avaliaram 188 pacientes com adenocarcinoma da junção esofagogástrica que receberam tratamento cirúrgico com intenção curativa. As recorrências foram categorizadas como loco-regionais, peritoneais ou distantes. Foram comparados os resultados desses três grupos de recorrência, além de um grupo de não recorrência, e obtidos dados de sobrevida geral (SG) e sobrevida livre de doença (SLD) para cada um dos grupos.

A recidiva foi observada em 72 (38,3%) pacientes. Dezessete pacientes (23,6%) apresentaram recidiva locorregional; 20 pacientes (27,8%) apresentaram recorrência peritoneal e 35 pacientes (48,6%) metástases à distância.

A sobrevida livre de doença (SLD) foi de 9 meses para pacientes com recidiva locorregional; 5 meses para aqueles que apresentaram recorrência peritoneal; e 8 meses para pacientes com metástases à distância. A sobrevida global (SG) foi de 21,8, 13,2 e 20,8 meses, respectivamente.

Tumores maiores que 5 cm são fatores de risco para recorrência peritoneal (OR: 2,88, p = 0,012). Linfonodos positivos foram relacionados a metástases à distância (OR: 9,15, p = 0,040) e invasão linfática à recorrência loco-regional (OR: 3,81, p = 0,028).

“A recorrência no adenocarcinoma da junção esofagogástrica está relacionada a um mau prognóstico. Nossos resultados indicam que as metástases à distância foram mais frequentes, seguidas das peritoneais e loco-regionais. A recorrência peritoneal e grandes tumores predizem o pior resultado de sobrevida após análise multivariável”, concluíram os autores. 

Referência: Predictive factors of recurrence in adenocarcinoma of the esophagogastric junction in the multimodal era - Flavio Roberto Takeda et al - Published: August 22, 2020 - DOI:https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2020.07.031

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519