04082020Ter
AtualizadoSeg, 03 Ago 2020 8pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

Termômetro de Distress da NCCN disponível em português

cristiane bergerot oficial bxO Termômetro de Distress da National Comprehensive Cancer Network® (NCCN®), ferramenta que auxilia profissionais de saúde a identificar e abordar os aspectos multifatoriais do distress em pacientes com câncer, agora está disponível em 46 idiomas, entre eles o português. “É uma ferramenta relevante para identificação das reais necessidades biopsicossociais do paciente”, avalia Cristiane Bergerot (foto), psico-onologista do Centro de Câncer de Brasília (CETTRO) e responsável pela tradução e validação no Brasil.

“Seu uso auxilia na definição de um planejamento terapêutico e no monitoramento do bem-estar do paciente. Além disso, tem sido de grande auxílio para a comunicação de resultados objetivos entre diferentes especialidades em equipes multidisciplinares”, acrescenta.

Criada em 1997, a ferramenta permite a discussão e o tratamento do distress como parte dos cuidados de rotina para pacientes com câncer, impactando em seu bem-estar psicossocial e físico. “Em 2009, traduzimos e validamos o Termômetro de Distress para o Português1, validação que obteve reconhecimento internacional2. Estudos subsequentes foram realizados no Brasil e publicados, atestando o benefício e a viabilidade do seu uso em centros privados e em hospitais públicos3-5”, destaca Bergerot.

A NCCN define distress como uma experiência desagradável de natureza mental, física, social ou espiritual que pode afetar a maneira como as pessoas pensam, sentem ou agem e dificultar o processo de lidar com a doença, seus sintomas ou tratamento. O uso de uma ferramenta como o NCCN Distress Thermometer normaliza e incentiva a discussão sem estigmas.

“O NCCN Distress Thermometer reconhece que o tratamento para o câncer tem um impacto importante na saúde mental dos pacientes, e oferece uma maneira mais simples e objetiva de informar o médico sobre a saúde mental de seus pacientes”, explicou Robert W. Carlson, CEO da NCCN. "Descobrimos que uma pontuação igual ou superior a quatro é uma indicação para avaliação adicional e possível intervenção. O termômetro inclui uma lista correspondente de problemas para ajudar os profissionais de saúde a determinar se o distress de um paciente decorre de problemas práticos, familiares, emocionais, preocupações espirituais/religiosas, problemas físicos ou uma combinação dos mesmos”, acrescenta.

"O gerenciamento do sofrimento emocional do paciente, bem como da dor física, é parte essencial do tratamento médico", observa Sonali Johnson, Chefe de Conhecimento, Advocacy e Política da Union for International Cancer Control (UICC). “Os pacientes com câncer são particularmente vulneráveis ​​à ansiedade e à depressão, além do estresse no trabalho e em casa, o que pode afetar sua recuperação e qualidade de vida. O termômetro de Distress da NCCN fornece aos pacientes e profissionais de saúde uma ferramenta valiosa para lidar com o impacto psicológico da doença”, conclui.

O termômetro de Distress traduzido pode ser acessado em nccn.org/global/international_adaptations.aspx#distress.

Referências:

1 - Decat CS, Laros JA, Araujo TCCF. Termômetro de distress: validação de um instrumento breve para avaliação diagnóstica de pacientes oncológicos. PsicoUSF 2009; 14(3):253-260.

2 - Donovan KA, Grassi L, McGinty, Jacobsen PB. Validation of the distress thermometer worldwide: state of the Science. Psychooncology 2014;23(3):241-250

3 - Bergerot CD, Philip EJ, Zayat CG, Azevedo IM, Araujo TCCF, De Domenico EBL. Investigating the two-tiered system of psychosocial câncer care in Brazil using a distress screening measure. J Glob Oncol 2017;3(1):1-6

4 - Bergerot CD, Zayat CG, Azevedo IM, Okuma GY, Pedras RN, Manhaes MFM, De Domenico EBL. Implementação de programa de psico-oncologia segundo recomendações internacionais aplicadas em serviço público brasileiro. Estud Psicol 2017;22(4):350-357

5 - Bergerot CD, Philip EJ, Schuler TA, Clark KL, Loscalzo M, Buso MM, MatosNeto JN, PintoNeto JV, Nonino A, Araujo TCCF. Development and implementation of a comprehensive psychosocial screening program in a Brazilian cancer center. Psychooncology 2016; 25(11):1343-1349


Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
300x250 ad onconews200519