25042024Qui
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Mortalidade por câncer de mama no Brasil

D_ Ruffo_de_freitas_junior.jpgPesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Goiás, liderados por Carolina Gonzaga e Ruffo de Freitas Júnior, realizaram um estudo para avaliar as tendências da mortalidade por câncer de mama em centros urbanos e áreas rurais do Brasil. O resultado mostra profundas iniquidades na atenção oncológica, com disparidades na mortalidade por câncer de mama encontradas em todo o país.

O estudo ecológico de séries temporais utilizou dados do censo e de mortes por câncer de mama para analisar as porcentagens anuais de mudança (APC ou anual percentage change) nas taxas de mortalidade no período de 1980-2010.

Enquanto as regiões Norte e Nordeste apresentam tendência de crescimento no número de mortes por câncer de mama, a tendência de queda foi observada em regiões com grandes centros urbanos desenvolvidos. A tendência de queda foi encontrada em cinco centros urbanos: São Paulo (APC = -1,7%), Porto Alegre (APC = -1,6%), Belo Horizonte (APC = -1,2%), Rio de Janeiro e Recife (APC = -0.9 %). Já o crescimento no número de mortes por câncer de mama foi encontrado em Porto Velho (APC = 9,0%), Teresina (APC = 4,6%), João Pessoa (APC = 1,6%), Belém (APC = 0,8%) e Fortaleza (APC = 0,5%). Na comparação entre áreas urbanas e zonas rurais, a mortalidade continua a aumentar nos locais afastados dos grandes centros, com exceção de algumas áreas no sul.

Nota6_Diversos_Mapa_2_OK.jpgOs pesquisadores concluíram que um dos motivos para as disparidades na mortalidade por câncer de mama encontradas em todo o país pode ser a dificuldade de acesso ao tratamento, mais difícil para os pacientes que vivem em áreas rurais e no norte do Brasil.

Referência: The Breast Volume 23, Issue 2, April 2014, Pages 180–187 - Disparities in female breast cancer mortality rates between urban centers and rural areas of Brazil: Ecological time-series study

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519