28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Religiosidade e espiritualidade no câncer

espiritualidade bxResultados clínicos podem estar associados a um sentido de paz e conforto proporcionado pela fé? O significado atribuído à religiosidade e espiritualidade no câncer foi tema de estudo randomizado de Grossoehme et al. publicado 16 de junho no Jama Network Open, que avaliou adultos jovens e adolescentes com câncer.

Para os autores, este é o primeiro trabalho a documentar a religiosidade e espiritualidade no paciente de câncer, sua associação com sensação de paz e, inversamente, com a probabilidade de ansiedade, sintomas depressivos e fadiga em adultos jovens e adolescentes com câncer. “Embora a direção causal dessas associações não possa ser estabelecida em nosso estudo, os resultados sugerem que esse é um novo alvo de intervenção com potencial de contribuir de forma eficaz para melhorar a ansiedade, a depressão e a fadiga nessa população de pacientes”, avaliam.

Grossoehme et al. observam que as conclusões são consistentes com modelos e dados já publicados, indicando que o significado construído em torno de crenças e práticas religiosas e espirituais está relacionado aos resultados de saúde e pode representar uma dimensão a mais no cuidado oncológico, com impacto na qualidade de vida. Os autores lembram que essa abordagem foi reconhecida pelo governo da Holanda, que adotou recentemente uma definição de saúde centrada no paciente, incluindo atenção ao significado e à falta de sentido.

Referência: Association of Religious and Spiritual Factors With Patient-Reported Outcomes of Anxiety, Depressive Symptoms, Fatigue, and Pain Interference Among Adolescents and Young Adults With Cancer - Daniel H. Grossoehme, DMin, MS1,2Sarah Friebert, MD1,2Justin N. Baker, MD3; et al - JAMA Netw Open. 2020;3(6):e206696. doi:10.1001/jamanetworkopen.2020.6696


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519