16042024Ter
AtualizadoTer, 16 Abr 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Guideline ACS: dieta, atividade física e prevenção do câncer

exercicio alimentacao bxA American Cancer Society atualizou seu guideline sobre dieta e atividade física para prevenção do câncer. Publicadas no periódico CA: A Cancer Journal for Clinicians, as diretrizes se concentram na manutenção de peso adequado, realização de atividades físicas, adesão a um padrão de alimentação saudável e redução do consumo de bebidas alcoólicas.

 “Uma análise recente mostrou que a combinação de fatores de risco relacionados ao estilo de vida representou pelo menos 18,2% dos casos de câncer e 15,8% das mortes por câncer nos Estados Unidos em 2014, atrás apenas do tabagismo”, destacam os autores. "Essas descobertas sugerem que recomendações específicas direcionadas a esses comportamentos apresentam um enorme potencial para reduzir a carga do câncer", acrescentam.

Entre as recomendações estão 2 horas e 30 minutos a 5 horas de atividade física de intensidade moderada por semana, a metade do tempo no caso de atividades físicas de intensidade vigorosa, ou uma combinação de atividades de diferentes intensidades. Crianças e adolescentes devem realizar pelo menos 1 hora de atividade de intensidade moderada ou vigorosa por dia.

Em relação à alimentação, os autores defendem a ingestão de uma variedade de legumes e frutas, além de grãos e arroz integral. “O consumo de carnes vermelhas e carnes processadas deve ser evitado, assim como bebidas com alto teor de açúcar, alimentos altamente processados ​​e produtos refinados de grãos”, diz o documento. As diretrizes recomendam ainda evitar ou limitar o consumo de bebidas alcóolicas.

"Não existe um alimento ou grupo alimentar específico para alcançar uma redução significativa no risco de câncer. O ideal é uma alimentação integral, sem focar em alimentos ou nutrientes individuais. As evidências sugerem que padrões alimentares saudáveis ​​estão associados a risco reduzido de câncer, principalmente câncer colorretal e de mama”, afirmou Laura Makaroff, vice-presidente sênior de Prevenção e Detecção Precoce da American Cancer Society.

Políticas públicas

Apesar de se concentrar nas recomendações de escolhas individuais em relação aos padrões de dieta e atividade física, as diretrizes reconhecem que essas escolhas ocorrem dentro de um contexto comunitário que facilita ou cria barreiras para a adoção de comportamentos saudáveis. Nesse sentido, o comitê apresenta recomendações para a criação de um ambiente social e físico favorável para a escolha de comportamentos saudáveis.

“Realizar escolhas saudáveis ​​de alimentação e exercícios pode ser um desafio para muitas pessoas, uma vez que fatores sociais, econômicos e culturais influenciam a maneira como as pessoas se alimentam e praticam atividade física. Garantir que todos os indivíduos tenham acesso a escolhas saudáveis exige estratégias que vão desde a criação de infraestrutura adequada para a prática de atividade física até a regulamentações de marketing e acesso de produtos de baixo valor nutricional”, concluem os autores.

Referência: Rock CL, Thomson C, Gansler T, et al. American Cancer Society Guideline for Diet and Physical Activity for Cancer Prevention. CA Cancer J Clin. doi:10.3322/caac.21591.



Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519