08122023Sex
AtualizadoQui, 07 Dez 2023 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA aprova primeira terapia-alvo no CPNPC com mutação no exon 14 do gene MET

Pulm o 2017 NET OKA U.S. Food and Drug Administration aprovou o capmatinib (Tabrecta®, Novartis), primeira terapia-alvo indicada para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) metastático com mutação no exon 14 do gene MET (METex14). A agência norte-americana também aprovou o ensaio FoundationOne CDx (F1CDx) como um diagnóstico complementar para o capmatinib.

A aprovação é baseada nos resultados do estudo de Fase II, não-randomizado, multicêntrico e multicoorte GEOMETRY mono-1, que avaliou o uso de capmatinib em 97 pacientes com CPNPC metastático EGRF selvagem, ALK negativo, pelo menos uma lesão mensurável e que apresentavam mutação no exon 14 do gene MET. Os pacientes foram designados para as coortes 4 (n = 69, pacientes previamente tratados) ou 5 (n = 28, sem tratamento) e receberam capmatinib 400 mg via oral duas vezes ao dia até progressão da doença ou toxicidade inaceitável. As principais medidas de eficácia foram taxa de resposta global (ORR) e duração de resposta (DOR).

A taxa de resposta global foi de 68% (95% CI, 48-84) na coorte de pacientes que não receberam tratamento prévio, sendo 4% dos pacientes com resposta completa e 64% com resposta parcial; e 41% (95% CI, 29-53) no grupo de pacientes tratados previamente (todos com resposta parcial). O estudo também demonstrou uma mediana de duração de resposta de 12,6 meses (95% CI, 5,5–25,3) em pacientes sem tratamento prévio (19 respondedores) e 9,7 meses (95% CI, 5,5-13,0) em pacientes previamente tratados (28 respondedores). Os eventos adversos relacionados ao tratamento mais comuns (incidência ≥20%) foram edema periférico, náusea, fadiga, vômito, dispneia e diminuição do apetite.

A mutação MET é observada em cerca de 3% a 4% dos pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPPC) e geralmente afeta uma população mais velha, com prognóstico ruim, até então com necessidades médicas não atendidas. O novo agente havia recebido a designação de Breakthrough Therapy e para pacientes sem tratamento e previamente tratados, independentemente do tipo de tratamento. A aprovação contínua dessa indicação está condicionada à verificação e descrição do benefício clínico em ensaios confirmatórios.

Referência: FDA grants accelerated approval to capmatinib for metastatic non-small cell lung cancer. FDA website. Published May 6, 2020. 


Publicidade
A.C. CAMARGO 70 ANOS
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519