28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA aprova formulação subcutânea de daratumumabe para tratamento do mieloma múltiplo

approved NET OKA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou o daratumumabe e hialuronidase-fihj (Darzalex Faspro™), uma formulação subcutânea de daratumumabe para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo, incluindo pacientes recém-diagnosticados, inelegíveis para transplante, bem como pacientes recidivados ou refratários. A aprovação é baseada em dados dos estudos de Fase III COLUMBA (MMY3012)1 e Fase II PLEIADES (MMY2040)2.

A formulação de dose fixa de daratumumabe e hialuronidase-fihj pode ser administrada por aproximadamente três a cinco minutos, tempo significativamente menor em comparação com o daratumumabe administrado por via intravenosa.

O estudo Fase III COLUMBA, randomizado, aberto e multicêntrico, incluiu 522 pacientes (idade média de 67 anos) com mieloma múltiplo que receberam pelo menos três linhas prévias de tratamento, incluindo um inibidor de proteassoma (PI) e um medicamento imunomodulador ( IMiD), ou cuja doença era refratária tanto a um PI quanto a um IMiD. No braço da formulação subcutânea de daratumumabe (n = 263), os pacientes receberam uma dose fixa de 1.800 mg de daratumumabe e hialuronidase-fihj, co-formulada com hialuronidase humana recombinante PH20 (rHuPH20) 2.000 unidades por mililitro (U/mL), semanalmente por via subcutânea nos ciclos 1 a 2, a cada duas semanas nos ciclos 3 a 6 e a cada quatro semanas a partir do ciclo 7. No braço de daratumumabe intravenoso (n=259), os pacientes receberam infusão intravenosa de 16 mg/kg semanalmente nos ciclos 1 a 2, a cada duas semanas nos ciclos 3 a 6 e a cada quatro semanas a partir do ciclo 7.

No braço de administração subcutânea daratumumabe e hialuronidase-fihj foi administrado em um volume fixo de 15 mL com tempo médio de injeção de cinco minutos. No braço que recebeu a administração intravenosa, as durações medianas da primeira, segunda e infusões intravenosas subsequentes de daratumumabe foram de 7, 4,3 e 3,4 horas, respectivamente. Os pacientes de ambos os braços continuaram o tratamento até a progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

Os resultados demonstraram não-inferioridade da taxa de resposta global (ORR) do daratumumabe e hialuronidase-fihj em comparação com daratumumabe intravenoso (41% vs. 37%), com farmacocinética consistente e perfil de segurança semelhante. Além disso, houve uma redução de quase dois terços nas reações relacionadas à administração sistêmica (ARRs) do daratumumabe e hialuronidase-fihj em comparação com daratumumabe intravenoso (13% vs. 34%, respectivamente).

O estudo de Fase II PLEIADES, aberto, não randomizado, incluiu mais de 240 adultos com mieloma múltiplo, incluindo 67 pacientes com mieloma múltiplo recentemente diagnosticado que foram tratados com 1.800 mg de daratumumabe e hialuronidase-fihj em combinação com bortezomibe, melfalano e prednisona (D-VMP) e 65 pacientes com doença recidivante ou refratária que foram tratados com 1.800 mg de daratumumabe e hialuronidase-fihj mais lenalidomida e dexametasona (D-Rd). O endpoint primário para as coortes D-VMP e D-Rd foi a taxa de resposta global.

O estudo demonstrou resposta objetiva da formulação subcutânea em combinação com bortezomibe, melfalan e prednisona (D-VMP) em pacientes não elegíveis para transplante recentemente diagnosticados, e em combinação com lenalidomida e dexametasona (D-Rd) em pacientes recidivados ou refratários que receberam tratamento prévio. 

Referências: 

1 - Mateos M-V et al. Efficacy and Safety of the Randomized, Open-Label, Non-inferiority, Phase 3 Study of Subcutaneous (SC) Versus Intravenous (IV) Daratumumab (DARA) Administration in Patients (pts) With Relapsed or Refractory Multiple Myeloma (RRMM): COLUMBA. 2019 American Society of Clinical Oncology Annual Meeting. June 2019. 

2 - Janssen Research & Development, LLC. A Study to Evaluate Subcutaneous Daratumumab in Combination With Standard Multiple Myeloma Treatment Regimens. In: ClinicalTrials.gov [Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US). 2000 [cited July 5, 2019]. Available at: https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03412565. Identifier: NCT03412565.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519