28112020Sáb
AtualizadoSex, 27 Nov 2020 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Estudo avalia ruxolitinibe em pacientes com hipercitocinemia associada ao COVID-19

ON22 PG6 PESQUISA 2 BXA Novartis e a biofarmacêutica Incyte estão trabalhando em conjunto com a Food and Drug Administration (FDA) para iniciar um estudo clínico de Fase III (RUXCOVID) para avaliar a eficácia e segurança do ruxolitinibe (Jakavi®) mais o padrão de cuidados em pacientes com tempestade de citocinas (hipercitocinemia) associada ao COVID-19.

O ruxolitinibe é um inibidor dos genes JAK1/JAK2. A sinalização hiperativa através da via JAK-STAT tem sido associada a muitos tipos de câncer, incluindo neoplasias mieloproliferativas (MPNs), bem como outras condições imunomediadas graves, como doença do enxerto contra o hospedeiro (GVHD).

Atualmente, existem evidências limitadas sobre a segurança ou eficácia do ruxolitinibe no tratamento clínico do COVID-19 e o ruxolitinibe não está aprovado pela FDA para esse uso. No entanto, como muitos pacientes com doença respiratória grave (por exemplo, pneumonia) devido ao COVID-19 têm características consistentes com a tempestade de citocinas e aumento da ativação da via JAK-STAT, a hipótese dos pesquisadores é que o ruxolitinibe possa desempenhar um papel no tratamento desses pacientes.

Dada a natureza urgente da pandemia do COVID-19, as empresas pretendem iniciar um programa de acesso expandido (EAP) open label emergencial nos Estados Unidos. O protocolo permitirá que pacientes elegíveis com forte hipercitocinemia associada ao COVID-19 recebam ruxolitinibe enquanto estiver sendo investigado para esta indicação. As empresas asseguram o fornecimento do medicamento para as indicações aprovadas.

"O potencial do ruxolitinibe em diminuir o tempo de recuperação para pacientes com COVID-19, com menos necessidade de cuidados intensivos e ventilação mecânica, é encorajador e merece mais investigações", disse John Tsai, principal desenvolvedor de medicamentos da Novartis.

O estudo colaborativo será patrocinado pela Incyte nos Estados Unidos e pela Novartis fora dos EUA.


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519