28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

COVID-19 e as consequências para a oncologia global

covid19 3 bxOs efeitos da COVID-19 não se limitam ao tratamento de pacientes com câncer, mas também atingem a comunidade oncológica, com consequências ​​para pesquisa, educação e colaboração. A frase é do Lancet Oncology, em editorial que examina a pressão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e suas consequências para a oncologia.

“A situação pode levar a mudanças substanciais no modo como a pesquisa e a medicina são praticadas no futuro, como viagens internacionais reduzidas e aumento da rede remota e da telemedicina”, sinaliza o editorial, ao descrever o impacto mais imediato da crise gerada pela COVID-19.

Pelo menos oito grandes congressos da agenda científica foram cancelados ou adiados e outros tantos estão sendo reorganizados para uma versão on-line. Entre tantos problemas elencados, estão inevitáveis consequências financeiras, “que podem ter efeitos a longo prazo na capacidade de financiar atividades-chave no futuro”.

À frente do maior encontro da agenda anual, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) perdeu receitas expressivas – em 2018 foram US $ 43 milhões com taxas de inscrição e iniciativas de educação, sinaliza a publicação.

O ambiente de pesquisa também começa a viver mudanças profundas. O editorial descreve que “trabalhos práticos de laboratório ou estudos de campo estão sendo comprometidos, assim como os projetos de pesquisa em andamento. Recursos e capacidade limitados forçarão as instituições a decidir quais ensaios clínicos priorizar e quais suspender”.

O Lancet Oncology também destaca que pacientes de câncer são uma população sensível e que em meio ao cenário da pandemia médicos e centros de oncologia do mundo inteiro estão diante de questões complexas, quando recursos médicos estão sendo desviados para enfrentar a crise. “Com a situação constantemente mudando, tudo o que podemos fazer por enquanto é observar, esperar e nos adaptar da melhor maneira possível, até que os efeitos imediatos e a longo prazo dessa pandemia se concretizem completamente”, propõe o periódico, refletindo o cenário de incertezas diante da pandemia com a COVID-19.

Referência: COVID-19: global consequences for oncology - Volume 21, Issue 4, April 2020, Page 467 - https://doi.org/10.1016/S1470-2045(20)30175-3


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519