28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Campanha incentiva o diagnóstico precoce

dia_cancer_camuflagem_coruja_horiz.jpgO A.C.Camargo Cancer Center, de São Paulo, lançou uma nova campanha dia 4 de fevereiro, data em que é comemorada o Dia Mundial do Câncer, que mostra o câncer como um inimigo camuflado, silencioso e indolor no início, mas que precisa ser percebido em tempo (diagnóstico precoce), fazendo uma analogia por meio das ilustrações da campanha com o mimetismo e camuflagem de animais em ambientes externos.


As imagens vêm acompanhadas pela mensagem de que o câncer é como o animal da foto: “ele pode estar aí, mas nem sempre você o vê. Previna-se”. Com diagnóstico precoce, as chances de sucesso no tratamento do câncer superam os 90%..
Dentre as imagens esta a de um coelho - com pelagem branca que se mistura à neve – trazendo a mensagem de que “o câncer é como o coelho nesta foto. Ele pode estar aí, mas nem sempre você o vê. Previna-se”.

dia_cancer_camuflagem_coruja_horiz.jpgDe acordo com o cirurgião oncologista e vice-presidente do A.C.Camargo, Ademar Lopes, o câncer, por ser silencioso no início, pode passar despercebido. “O câncer, no início, não dói. Na verdade, eu gostaria que ele fosse doloroso, mas não é. O que acontece são as pessoas que, por exemplo, têm um nódulo no seio, pensem “não dói, então não é câncer”, ter um sangramento vaginal fora do período menstrual, “não dói, então não é câncer”. É fundamental evitar os fatores de risco, estar atento aos sinais e consultar um especialista. Reconhecer o câncer em meio a sua camuflagem”, destaca.dia_cancer_camuflagem_lagarto_horiz.jpg

Apenas 1 em cada 10 tumores diagnosticados tem relação comprovada com herança familiar. Por sua vez, acredita-se que 9 em cada 10 casos de câncer estão ligados à interação do ser humano com o meio ambiente, seja por hábitos nem sempre saudáveis, seja por meio da exposição a fatores e agentes de diferentes origens.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer são o tabagismo, álcool, exposição aos raios solares, alimentação carregada de conservantes, contato com substâncias químicas nocivas e também vírus e bactérias como HPV e Hepatites B e C. “Buscamos sempre trabalhar a prevenção do câncer em nossas campanhas, sempre de forma interativa, almejando atrair um público engajado e disposto a levar adiante a mensagem que destaque questões como a adoção de um estilo de vida saudável e o diagnóstico precoce”, aponta a Superintendente de Marketing do A.C.Camargo, Adriana Seixas Braga.

dia_cancer_camuflagem_coelho_horiz.jpgOs especialistas recomendam a realização regular de caminhadas e atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada, sem exageros, comendo bem, mas com moderação, assim como ficar longe do cigarro e quanto às bebidas alcoólicas, evitar principalmente os destilados e, com vinho e cerveja, moderação sempre. O consumo de carne vermelha está relacionado ao risco aumentado para câncer de intestino e deve ser moderado. É válido evitar o consumo de embutidos e defumados, que contêm conservantes e agentes químicos de poder cancerígeno. Consumo de frutas e verduras tem efeito protetor, reduzindo os riscos de câncer. 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519