28112020Sáb
AtualizadoSex, 27 Nov 2020 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Iniciativa reúne dados sobre COVID-19 e câncer

Gilberto Lopes 2019Uma coalizão de grupos de oncologia está reunindo dados sobre os riscos elevados de complicações da síndrome respiratória aguda grave coronavírus-2 (SARSCoV-2 [COVID-19]) em pacientes com câncer. O oncologista Gilberto Lopes (foto), da University of Miami Sylvester Comprehensive Cancer Center, é membro do Comitê Diretor da COVID-19 and Cancer Consortium (CCC19) Registry.

“Pessoas com sistema imunológico comprometido e/ou problemas médicos graves, incluindo pacientes com câncer ativo e sobreviventes de câncer, correm um risco aumentado de hospitalizar e morrer de COVID-19", afirma Lopes.

Com mais de 30 instituições de câncer, o Consórcio está coletando e divulgando pesquisas e dados em tempo real de pacientes infectados pelo vírus e seus resultados. A ferramenta de pesquisa foi projetada para que os profissionais de saúde possam compartilhar informações e abordagens dos pacientes de câncer que também se encontram infectados, ou que se presume infectados, pelo COVID-19.

Os participantes buscam coletar informações sobre dados demográficos dos pacientes, fatores clínico-patológicos, diagnóstico e tratamento do COVID-19, evolução da doença e resultados, detalhes do diagnóstico e tratamento do câncer e informações sobre profissionais da saúde.

Embora sejam principalmente descritivos, os dados podem apoiar modelagens preditivas iniciais para informar oncologistas e autoridades de saúde pública sobre quando pacientes com câncer correm risco de desenvolver complicações sérias.

“Os pesquisadores participantes já inseriram pacientes nesse registro e, à medida que mais instituições ficarem online, acreditamos que os números aumentarão rapidamente”, afirmou Gary Lyman, do Fred Hutchinson Cancer Research Center.

“Ao mesmo tempo, estão sendo desenvolvidos ensaios clínicos para explorar a potencial eficácia potencial de toda uma gama de opções terapêuticas que foram propostas. Precisamos de uma avaliação clínica cuidadosa de terapias promissoras, mas potencialmente tóxicas, e não podemos basear o tratamento em um número limitado de relatos anedóticos. Felizmente, esse registro pode ajudar a informar esses estudos e apresentar hipóteses para validação de ensaios clínicos adicionais”, acrescentou.

Os grupos que participam do estudo incluem Cleveland Clinic, Dana-Farber Cancer Institute, Johns Hopkins University, MD Anderson Cancer Center e Fred Hutchinson Cancer Research Center, entre outros.

A ferramenta pode ser acessada em ccc19us.org.

Mais sobre COVID-19 e câncer:

COVID-19 em pacientes de câncer: a experiência chinesa
Como gerenciar o tratamento do câncer durante a pandemia de COVID-19
Fiocruz informa pesquisadores sobre COVID-19
COVID-19 em pacientes com câncer de pulmão
COVID-19 e a telessaúde
Ensaios clínicos durante a COVID-19
COVID-19 e a oncoginecologia
ASCO: recomendações de cuidados durante a pandemia de coronavírus
COVID-19 e as perspectivas da saúde 5.0
COVID-19: recomendação propõe manejo de pacientes com câncer de pulmão avançado
Câncer de pulmão na COVID-19, o que sabemos?
COVID-19: cuidados com pacientes onco-hematológicos
COVID-19 - recomendações de cuidados em câncer de mama
Transmissão de COVID-19 em pacientes com câncer em hospital de Wuhan
A importância da epigenética em tempos de COVID-19
COVID-19 - recomendações de cuidados em câncer de mama


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519