19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Cigarro eletrônico e câncer de bexiga

cigarro eletronico bxO uso de cigarros eletrônicos, os chamados e-cigarettes, pode ter implicações oncogênicas para o urotélio da bexiga. Os dados são de estudo de revisão sistemática publicado no European Urology Oncology.

A partir da PubMed, Embase, Web of Science e Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL) os autores realizaram uma revisão sistemática da literatura, considerando artigos publicados até janeiro de 2019 sobre biomarcadores urinários em usuários de cigarros eletrônicos.

Os compostos parentais e os biomarcadores urinários foram classificados de acordo com o risco carcinogênico para humanos e os dados obtidos foram cruzados com outro banco de dados para determinar a ligação desses biomarcadores com o câncer de bexiga, agrupados de acordo com a força da evidência.

Os estudos analisados descreveram 40 compostos parentais diferentes e quatro metais encontrados na urina de usuários de e-cigarettes. Como cada composto parental pode ser metabolizado de formas diferentes, foram identificados 63 biomarcadores de metabólitos tóxicos ou cancerígenos. 

Os resultados mostraram que biomarcadores de vários compostos ligados ao câncer de bexiga estão presentes na urina de usuários de cigarros eletrônicos. “As implicações a longo prazo da exposição urotelial a esses tóxicos são desconhecidas, mas preocupantes, diante das semelhanças dessas substâncias com os carcinógenos encontrados na fumaça do tabaco”, concluíram os autores.

Referência: Bjurlin, M. A., Matulewicz, R. S., Roberts, T. R., Dearing, B. A., Schatz, D., Sherman, S., … Shahawy, O. E. (2020). Carcinogen Biomarkers in the Urine of Electronic Cigarette Users and Implications for the Development of Bladder Cancer: A Systematic Review. European Urology Oncology. doi:10.1016/j.euo.2020.02.004

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519