19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA encontra presença de amianto em amostras de talco

talco bx“Não há nível seguro conhecido de exposição ao amianto”, disse o FDA acerca da presença de amianto em produtos cosméticos contendo talco. Em setembro de 2018, a agência norte-americana firmou acordo com a AMA Analytical Services, Inc. (AMA) para testar a presença de amianto em produtos cosméticos contendo talco. Agora, o relatório final da AMA apresentado pelo FDA dia 10 de março mostrou 43 amostras negativas e 9 positivas para a presença de amianto entre os testes realizados em 2019.

Diante dos resultados, o FDA promete providências “Tomamos e continuaremos a tomar medidas rápidas quando determinarmos que um produto cosmético não é seguro”, disse a agência, que no início deste mês reuniu parceiros federais e especialistas do setor para apoiar o desenvolvimento de testes, metodologias, terminologias e critérios padronizados para caracterizar e medir o amianto em produtos contendo talco ou que usam talco como ingrediente.

Ao longo de 2020, o FDA realizará outra análise em 50 amostras adicionais selecionadas para testes às cegas com cosméticos contendo talco. A expectativa é divulgar os resultados finais no início de 2021.

O amianto e outras fibras induzem predominantemente dois tipos de câncer: mesoteliomas e carcinomas broncogênicos. Embora o amianto seja inativo como mutagênico genético, agora existem evidências claras de que induz mutações cromossômicas (aneuploidia e aberrações) em uma ampla variedade de células, incluindo células mesoteliais. 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519