16042024Ter
AtualizadoTer, 16 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

COVID-19 em pacientes com câncer de pulmão

covid 19 bxPesquisadores chineses reportaram no Journal of Thoracic Oncology (JTO) dois casos de pacientes submetidos recentemente a lobectomia para adenocarcinoma pulmonar nos quais foi identificada pneumonia por COVID-19 no momento da cirurgia. “Esses dois casos fornecem, oportunidades importantes para o estudo do COVID-19”, analisam.

No artigo do JTO, os pesquisadores descrevem que as análises de patologia revelaram que, além dos tumores, os pulmões de ambos os pacientes exibiam edema, exsudato proteico, hiperplasia reativa focal de pneumócitos com infiltração celular inflamatória irregular e células gigantes multinucleadas. Membranas hialinas não eram proeminentes. “Como os dois pacientes não apresentaram sintomas de pneumonia no momento da cirurgia, essas alterações provavelmente representam uma fase inicial da patologia pulmonar da pneumonia por COVID-19”, interpretam.

Desde dezembro de 2019, o surto do novo coronavírus (COVID-19) iniciado em Wuhan, Província de Hubei, China, se espalhou para todas as regiões da China, outros países da Ásia, como Japão e Tailândia, e já atinge Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul.

"Acreditamos que é imperativo relatar os achados da histopatologia de rotina para melhor compreensão do mecanismo pelo qual o COVID-19 causa lesão pulmonar nas dezenas e milhares de pacientes em Wuhan e no mundo", disse o Shu-Yuan Xiao, autor sênior do artigo publicado na Journal of Thoracic Oncology (JTO).

Referência: Tian, S., Hu, W., Niu, L., Liu, H., Xu, H., & Xiao, S.-Y. (2020). Pulmonary pathology of early phase 2019 novel coronavirus (COVID-19) pneumonia in two patients with lung cancer. Journal of Thoracic Oncology. doi:10.1016/j.jtho.2020.02.010

Leia mais sobre o COVID-19:

COVID-19 em pacientes de câncer: a experiência chinesa
Como gerenciar o tratamento do câncer durante a pandemia de COVID-19
Fiocruz informa pesquisadores sobre COVID-19
COVID-19 e a telessaúde
Ensaios clínicos durante a COVID-19
COVID-19 e a oncoginecologia
ASCO: recomendações de cuidados durante a pandemia de coronavírus
COVID-19 e as perspectivas da saúde 5.0
COVID-19: recomendação propõe manejo de pacientes com câncer de pulmão avançado
Câncer de pulmão na COVID-19, o que sabemos?
COVID-19: cuidados com pacientes onco-hematológicos
COVID-19 - recomendações de cuidados em câncer de mama
Iniciativa reúne dados sobre COVID-19 e câncer
Transmissão de COVID-19 em pacientes com câncer em hospital de Wuhan
A importância da epigenética em tempos de COVID-19


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519