29112020Dom
AtualizadoSex, 27 Nov 2020 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Anvisa adota novas regras para registro de terapias avançadas

Anvisa Biossimilares NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu novas regras para o registro de produtos classificados como terapia avançada, com critérios para comprovação de eficácia, segurança e qualidade para uso e comercialização no Brasil. A nova Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 338/2020) foi publicada dia 26 de fevereiro e se aplica aos produtos de terapias celulares avançadas, produtos de terapias gênicas e de engenharia tecidual.

Para Adalton Guimarães Ribeiro*, especialista em Gestão de Vigilância Sanitária  e de Avaliação de Tecnologias em Saúde, a RDC 338/2020 estabelece um novo marco. "A regulação brasileira discrimina diferentes classes de registro para medicamentos. Aqueles classificados como Sintéticos e Semi-sintéticos têm o registro com base na RDC 200/2017, que vale para novos, genéricos e similares. Se o medicamento for classificado como Biológico, Inovadores e Biossimilares, o registro envolve a RDC 55/2010 e, agora, temos essa nova norma para medicamentos classificados como terapias avançadas, que inclui, por exemplo, as terapias de células CAR-T", esclarece. 

Na prática, a publicação das novas regras para o registro de produtos classificados também encerra um ambiente de incerteza.  "Havia uma indefinição na Anvisa se essas terapias, devido a sua complexidade e aos procedimentos envolvidos, seriam classificadas como medicamentos. Agora, a RDC 338/2020 encerra essa discussão e o Brasil dá um passo importante para receber novas tecnologias sem atraso comparado a Estados Unidos e Europa", analisa Adalton.

Para garantir um processo diferenciado de avaliação de qualidade, eficácia e segurança, a nova resolução lembra que o Brasil fará parte da Conferência Internacional de Harmonização (ICH) que padroniza normas regulatórias internacionais e Boas Práticas de Fabricação e  Pesquisa clínica.

* Adalton Guimarães Ribeiro é Farmacêutico-Bioquímico Graduado pela FCF-USP, MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (Fipe/FEA/USP) e especialista em Gestão de Vigilância Sanitária IEP/HSL/MS/Anvisa. Atualmente, é  Consultor de Farmacoecnomia, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Evidências de Mundo Real e Acesso ao Mercado na Heads in Health.


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519