25042024Qui
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Reposição de testosterona em sobreviventes de câncer

DIOGO BASTOS LACOG GU NEW NET OKEstudo multicêntrico realizado no Reino Unido com sobreviventes de câncer testicular, linfoma e leucemia, com idade entre 25 e 50 anos, mostra que o tratamento com testosterona nessa população foi associado à diminuição da gordura abdominal e da massa corporal gorda e ao aumento da massa magra. “É um estudo muito interessante que reforça a necessidade de acompanhamento da dosagem dos níveis de testosterona em pacientes tratados para tumor de testículo”, destaca o oncologista Diogo Bastos (foto), presidente do LACOG-GU e médico do ICESP e do Hospital Sírio-Libanês.

 

Homens jovens com baixos níveis de testosterona carregam, em média, mais tecido adiposo e menos massa corporal magra, condição associada a maior risco de doenças cardíacas, causa significativa de morte em sobreviventes de câncer. “Em geral, o tratamento do câncer de testículo envolve a remoção do testículo afetado, muitas vezes seguido de quimioterapia. Esses pacientes têm risco de evoluir com hipogonadismo, que além da questão da composição de gordura e redução da massa muscular, pode impactar a vida sexual, com redução da libido, evoluir com fadiga, adinamia, que atrapalham a qualidade de vida do paciente”, observa Bastos.

Este estudo inscreveu 136 homens entre julho de 2012 e fevereiro de 2015, sendo 42,6% na faixa etária de 25 a 37 anos e 57,4% entre 38 e 50 anos. Dessa população, 88% eram pacientes com câncer testicular e 10% de linfoma e leucemia. Os participantes foram randomizados 1:1 para receber testosterona (Tostran 2% gel; 7–12 nmol/l ao dia ) ou placebo por seis meses (26 semanas). Os endpoints  coprimários foram massa gorda no tronco corporal e pontuação no SF36 Physical Functioning (SF36-PF) na 26ª semana, por intenção de tratar.

Resultados

A análise na 26ª semana mostra que o tratamento com testosterona comparado ao placebo foi associado à diminuição da gordura (-0,9 kg, IC 95% -1,6 a -0,3, p = 0,0073), diminuição da massa corporal gorda (-1,8 kg, IC 95% -2,9 a -0,7, p = 0,0016) e aumento da massa corporal magra (1,5 kg, IC 95% 0,9-2,1, p <0,001). A diminuição da massa gorda foi maior naqueles com alto índice de gordura na cintura. Não houve impacto do tratamento no SF36-PF ou em qualquer outro escore de qualidade de vida.

“No final do estudo, aqueles em terapia de reposição hormonal perderam, em média, 1,8 kg de massa gorda e ganharam 1,5 kg de massa magra”, analisou Richard Ross, chefe da Unidade de Endocrinologia e Reprodução da Universidade de Sheffield. “É o primeiro estudo do tipo a investigar um dos efeitos tardios do câncer e a traduzir esses dados em evidências clínicas que afetam médicos e  pacientes", analisou.

“Em pacientes tratados para tumor de testículo é preciso avaliar a dosagem de testosterona, o eixo hipotálamo-hipofisário, o eixo gonadal, e FSH e LH para que se verificar quais têm necessidade de fazer reposição” explica Diogo. Segundo o oncologista, o grande risco é o paciente que evolui para o hipogonadismo e não é identificado, que sentirá os danos do baixo nível de testosterona ao longo dos anos. “O importante é investigar, e se houver redução do nível de testosterona, realizar a reposição para que o paciente possa manter uma composição corporal adequada em relação à massa muscular, à gordura, e não tenha prejuízo na sua qualidade de vida”, conclui.

O estudo foi financiado pela Cancer Research UK e os resultados estão disponíveis em artigo na PLOS Medicine, em acesso aberto.

Referências: Walsh, J. S., Marshall, H., Smith, I. L., Greenfield, D. M., Swain, J., Best, E., … Ross, R. J. (2019). Testosterone replacement in young male cancer survivors: A 6-month double-blind randomised placebo-controlled trial. PLOS Medicine, 16(11), e1002960. doi:10.1371/journal.pmed.1002960


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519