28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Ferramenta para desenvolvimento e revisão de planos nacionais de controle de câncer

fabio moraes rt semana bxO radio-oncologista Fabio Moraes (foto), professor assistente no Departamento de Oncologia na Queen’s University e pesquisador clínico em radiação oncológica no Kingston General Hospital, Canadá, é autor de artigo publicado no Lancet Oncology que descreve os métodos, processo e resultado do desenvolvimento de um checklist de verificação/avaliação abrangente para apoiar a formulação e facilitar o julgamento crítico de planos nacionais de controle do câncer (NCCPs). Confira a síntese do especialista.

Por Fabio Ynoe de Moraes

As projeções atuais antecipam o número de mortes por câncer para 16,3 milhões em 2040. Para gerenciar a crescente carga oncológica, respostas nacionais coordenadas são necessárias e devem se basear em políticas robustas de controle do câncer. Um plano nacional de controle do câncer (NCCP) é um documento governamental com o objetivo de atender e apoiar a implementação dos programas nacionais de controle do câncer. Embora análises locais e internacionais (National cancer control plans: a global analysis - do qual também participei) de NCCP tenham sido feitas, um checklist de avaliação dos elementos principais que podem ser usados para suportar ou avaliar o plano de câncer de cada país ainda não está disponível.

O artigo Core elements of national cancer control plans: a tool to support plan development and review (publicado no Lancet Oncology em Novembro de 2019), liderado por mim e por Andrew Oar, Austrália, com participação integral da Organização Mundial da Saúde (OMS), descreve os métodos, processo e resultado do desenvolvimento de um checklist de verificação/avaliação abrangente para apoiar a formulação e facilitar o julgamento crítico de NCCPs.

O desenvolvimento de um checklist para revisão de planos nacionais de controle do câncer foi motivada pela necessidade de avançar os padrões de planejamento do câncer e preencher lacunas nas orientações existentes. Os autores realizaram uma revisão abrangente das políticas de câncer atuais em diversas dimensões, incluindo o tratamento contínuo do câncer, particularidades dos diversos sistemas de saúde, etapas do planejamento nacional de saúde e os três Cs da OMS (comprehensiveness, consistency, and coherency).

Para formular o checklist foi realizada uma revisão das orientações, publicações e guidelines existentes e posteriormente desenvolvida uma checklist de verificação preliminar. Usando uma abordagem de consenso, os autores descartaram quaisquer elementos que não fossem generalizáveis para países em diferentes níveis de renda, complexidades de sistema de saúde ou geográficas. Os itens da checklist de verificação foram categorizados de acordo com a OMS e outras orientações normativas.

O checklist resultou em 12 domínios principais: (1) introdução e visão geral; (2) prevenção; (3) diagnóstico, estadiamento, e triagem; (4) tratamento; (5) cuidados paliativos e sobrevivência; (6) prestação de serviços; (7) governança; (8) saúde dos trabalhadores; (9) sistemas de informação em saúde; (10) pesquisa; (11) finanças; e (12) resumo geral. Para validação do checklist foram realizadas duas rodadas de consultas com especialistas. Como parte de uma segunda etapa da consulta e validação, revisores independentes de países de todas regiões e classificações da OMS e Banco Mundial foram contatados.

Assim, o checklist final fornece um guia pronto para uso para apoiar o desenvolvimento do NCCP e facilitar a avaliação crítica interna e externa dos NCCPs existentes para países de todos os níveis e configurações de renda. Governos, formuladores de políticas e partes interessadas podem utilizar esse checklist de verificação, considerando seus próprios contextos únicos e prioridades, desde a elaboração até a implementação dos NCCPs.

Referência: Oar A, Moraes FY, Romero Y, Ilbawi A, Yap ML. Core elements of national cancer control plans: a tool to support plan development and review. Lancet Oncol. 2019 Nov;20(11):e645-e652. doi: 10.1016/S1470-2045(19)30404-8. Policy review


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519