23042024Ter
AtualizadoSeg, 22 Abr 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO Breakthrough: biopsia líquida e diagnóstico precoce

Biopsia Liquida NET OKO diagnóstico precoce do câncer é provavelmente o meio mais econômico de reduzir a mortalidade pela doença. Agora, estudo de Mao et al apresentado no ASCO Breakthrough mostra que um novo modelo de classificação de risco pode ser viável para identificar o câncer em indivíduos assintomáticos, a partir de uma única coleta de sangue.

Em um estudo clínico prospectivo com 76 pacientes com câncer em estágio I-IV e 152 indivíduos normais, o modelo de classificação de risco desenvolvido por Mao et al demonstrou sensibilidade de 60% com especificidade de 98,5%. Para validar o modelo foram coletados os dados de 466 das 639 gestantes que tiveram teste positivo para múltiplas aneuploidias cromossômicas (MCAs) entre 2016 e 2017. Desses 466 indivíduos, 39 casos de câncer maligno materno foram diagnosticados por imagem e histologia com acompanhamento médio de 399 dias (IR, 303 - 487 dias). Os pacientes com câncer apresentaram amplo espectro de malignidades, sendo mais frequentes os tumores de mama (10 casos), fígado (8) e linfoma (8). Neste subgrupo de 466 indivíduos selecionados como uma coorte de validação independente, o modelo mostrou alta especificidade e valor preditivo positivo.

Em conclusão, esses achados demonstram que um teste de rastreamento de câncer com base no sangue a partir de um novo modelo de classificação de risco pode ser um método viável para detecção precoce do câncer em indivíduos assintomáticos, especialmente em populações de alto risco.

Apesar dos avanços, o câncer continua sendo a segunda principal causa de morte em todo o mundo e globalmente responde por um número estimado de 9,6 milhões de mortes em 2018. Detectar e tratar o câncer em um estágio inicial - quando o prognóstico é melhor - pode reduzir a mortalidade pela doença e os custos de tratamento. "Em conjunto, nossos dados demonstram que o modelo multivariado de classificação de risco de câncer é promissor, particularmente nas populações de alto risco ", concluem os autores.

Em sua primeira edição, a conferência ASCO Breakthrough foi realizada em Bangkok, na Tailândia, de 11 a 13 de outubro, com a proposta de fomentar globalmente inovações na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

Referência: Development of a blood-based cancer screening assay with a novel multivariate cancer risk score (MCRS) model by integrating shallow WGS data and plasma protein markers (Abstract 45, presented Friday, October 11, 2019


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519